Analista de Sistemas ou de Mercado?

Para ser um bom Analista de Sistemas
é preciso ser Analista de Mercado

Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br 


Estava analisando propostas e potencialidades dos sites pessoais e empresariais oferecidos por empresas internacionais que atuam no mercado brasileiro oferecendo sistemas simples e personalizados. Percebi que uma característica é comum a todas…

Elas desenvolvem seus produtos para:

  • profissionais liberais / pessoa física que disponham de tempo para produzir e gerenciar seu site e conteúdo.
  • micros e médias empresas que necessitem apenas de um sistema mostruário, sem gerenciamento de base de dados complexos e que disponha de pessoal para atendimento ou atualização de dados.

Acredito que é uma ótima proposta para estes públicos. Os preços são imbatíveis em seus contratos anuais. Chegam ao custo de R$ 1,50 por dia do ano. A concorrência ataca oferecendo mais curtos…  semestrais, trimestrais, mensais…

.:.
Necessidades comuns

As necessidades de grande parte dos meus clientes e parceiros são poucas… mas consideráveis. Precisam de sistemas que:

  1. gerenciem uma base de dados de clientes e permita agendamento de reuniões via web
  2. possuam comércio eletrônico utilizando, no mínimo,  pagamento por cartão de crédito e boleto.
  3. possibilitem atualização automática de informações (textos – imagens)
  4. sejam capazes de permitir uma interface adequada (sem distorção) para visualização em aparelhos mobiles
  5. disponham de serviços com preços compatíveis para manutenção / modificações que forem necessárias ao longo do contrato.
  6. disponham, no segundo acesso do internauta, ferramentas que permitam registrar perfis de consumo ou navegação e ofereça ambiente ou produtos mais pertinentes aos seus gostos e interesses
  7. que possuam ferramentas estatísticas melhores que as gratuitas oferecidas pelo Google
  8. Integrem e repliquem dados publicados para outros sistemas… redes sociais
  9. permitam encaminhar, de forma automatizada e periódica, avisos e mensagens de propagandas para celulares e campanhas (Newsletter) com os e-mails de clientes cadastrados e autorizados pelo sistema
  10. permitam acoplar outros Widgets (códigos de módulos e componentes, em sua maioria gratuitos) que incrementam a interatividade do site sem qualquer custo extra
  11. permitam ao Analista implementar a maioria dos requisitos acima dentro de um período máximo de 60 dias e gerenciar todo o sistema com apenas uma pessoa.

Pacote de plano gratuitos geralmente não permitem domínio próprio. Já os pacotes pagos dispõe até de suporte para acompanhamento das configurações necessárias. Ajustes para o cliente (tipo registro de domínio e painel de controle do servidor…)

Venho investindo pesado em Sistemas de Gerenciamento de conteúdo e sistemas para vídeo conferência e ensino à distância. Testo, semanalmente, vários softwares para edição de áudio e vídeo com plugins e efeitos de transição que permitem produzir tutoriais e vídeo reportagens de nível televisivo. Testo constantemente servidores gratuitos de Streaming de vídeos que oferecem boas condições para viabilizar o custo de uma Webtv.

Existe muito material de ensino na internet. O que varia é a qualidade e os recursos multimídia empregados.

Creio que as pessoas que se interessam pela informática e disponham de tempo estejam se divertindo bastante com as modelagens visuais existentes hoje em dia. Nem precisa saber programar. A montagem é intuitiva. 

O cliente em potencial atual faz o seu blog ou seu site pessoal e, quando compra um site, espera que ele seja completo e automático. Mas, as constantes são as mesmas, com um pouco mais de sofisticação de interface e componentes. Vai precisar de investir tempo…

Percebo que os layouts atuais são cada vez mais modernos e refinados. Imitando as interfaces e componentes encontrados nas redes sociais. Já trazem ferramentas importantes com eles.

As próprias interfaces gratuitas das plataformas DRUPAL, WORDPRESS, BLOGSPOT, JOOMLA, MAGENTO… já estão oferecendo interfaces incríveis e complexas. Existem aos milhares na internet… para qualquer segmento. Semi-prontas. Basta entender um pouquinho de lógica de programação visual e o cliente mesmo já manda ver.

O fato é que a revolução é muito rápida. Isso quer dizer que mal o cliente completa 1 ano de anuidade / pagamento e outras empresas oferecem grandes inovações. Isso retrai investimentos em sistemas a longo prazo. As pessoas tem suas experiências na Internet e ficam ainda mais exigentes e descontentes com o blog / site que possuem.

Minha especialização é na plataforma JOOMLA e MAGENTO. Linguagem Html com banco de dados Mysql, principalmente. Sinto que estas linguagens, além do JAVA, tem se perpetrado por mais tempo que as outras. Também dispões de mais soluções desenvolvidas.

Acredito que as empresas continuarão inovando sempre, e os sistemas gratuitos também se desenvolvem paralelamente, permitindo a todos construírem seu website com a qualidade e o grau de personalização que desejam, num único dia. Veja o exemplo da minha irmã, que entende pouco de informática… fez o site dela. … O meu pai, com mais de 70 anos de idade, esses dias…. fez uma web rádio com recursos multimídia para seus parentes e amigos…. : )

Eu aprendi a contornar a situação. Procure também:

  • personalizar o atendimento,
  • facilitar pagamentos
  • cumprir prazos
  • buscar diferenciais de mercado… em nível de qualidade e funcionalidade.

Não deixe a informatização global te atropelar.  


 

Comente

dez + sete =

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X