O que é um Vídeo Currículo? 
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


O vídeo currículo é uma estratégia inovadora muito difundida no exterior. Em apenas alguns minutos é possível de se apresentar detalhes subjetivos mas, extremamente relevantes para o seu futuro contratante. Detalhes como: tom de voz, vícios de linguagem, aparência, presença de palco, detalhes da personalidade, etc. Os recrutadores procuram profissionais que atendam todas as especificações da vaga aberta. É um processo demorado. É aí que o vídeo currículo pode ajudar o recrutador, dando a ele a oportunidade de inteirar-se rapidamente de informações vitais sobre as habilidades de cada candidato.

Mas, o vídeo currículo precisa ser levado a sério. É de extrema importância a ajuda de um profissional qualificado que possa orientar a elaboração deste vídeo para evitar produzir algo que venha a depor contra suas chances e habilidades.

No script do seu vídeo procure lembrar de salientar as informações mais pertinentes. Pense em algumas coisas do tipo:

  • Quem sou de fato?
  • O que eu faço como profissional?
  • Qual o meu objetivo agora dentro do mercado corporativo?
  • E minhas experiências, o que devo ressaltar?
  • Já ganhei algum prêmio?
  • Era um bom aluno?
  • E o meu estilo profissional?
  • Destaco quais competências?

Seja muito objetivo quanto às resposta a estas perguntas, afinal o vídeo currículo não deve passar de 3 minutos.

 .:.
O QUE POSSO INCLUIR?

1) Procure saber como seus ex-colegas de trabalho te enxergam como profissional? (sem rodeios) 

2) Crie um roteiro. Divida uma folha em duas colunas. Uma para o áudio e a outra para os caracteres que você deseja exibir na tela. Não esqueça de dividir tudo por blocos, exemplo: Bloco Quem Sou, Bloco Minha experiência profissional, Bloco Minha Jornada Acadêmica, etc. Vamos aos BLOCOS…

3) Bloco Boas Vindas – Abra o vídeo de maneira cordial e diga a sua data de nascimento e local onde nasceu. Se preferir, você também pode falar a sua idade. 

4) Bloco Formação – Fale a sua graduação, pós-graduação, MBA, etc. Não esqueça de mencionar o nome da instituição, e se possível diga qual era o seu objetivo quando optou por uma graduação ou pós específica. 

5) Bloco Qualificação Profissional – A qualificação profissional é aquilo que você sabe fazer de fato. Sugiro que você foque em 3 qualificações que na sua concepção sejam importantes para o recrutador. 

6) Bloco Experiência Profissional – Se você possui poucas empresas em seu currículo será tranquilo desenvolver esse bloco, porém se você possuir muitas, sugiro focar nas principais. Se possível, fale alguma ação relevante que você desempenhou em “x” empresa. Cite também seu cargo e promoções. 

7) Bloco Competências – Competência é um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Em outras palavras seria “saber fazer bem feito”. É aquilo que você tem expertise, domina, tem conhecimento, tem vivência, e sabe que o ajudará em momentos decisivos. Muitas empresas conduzem seus processos seletivos através da gestão por competências. Faça uma autoanálise, e verifique quais são as suas reais competências e depois, logicamente, cite-as. 

8) Bloco Cursos – Fez cursos relevantes em sua área? Coloque os principais. Se fez algum curso de idiomas, é interessante falar esta parte do texto no idioma em questão. isso ajudará a comprovar sua competência, porém, é opcional. 

9) Bloco Objetivo Profissional – Aqui você pode colocar dois tipos de objetivos: o cargo que você pretende ocupar ou área especifica, exemplo: Busco atuar como Analista de Sistemas. Ou então, você também pode falar da sua “missão” como profissional, ou seja, qual o lema que você pratica constantemente na sua vida profissional? 

10) Bloco Final – Agradeça ao recrutador pelo tempo dedicado, e incentive ele a acessar o restante do seu conteúdo: Linkedin, Portfólio ou Personal Page. Por fim, seja cordial e despeça-se. 

Ressaltar a atenção na roupa usada, maquiagem, cabelo, barba e acessórios. Jamais grave em um fundo escuro, prefira um fundo claro com uma ótima iluminação. 

Assim como a roupa usada é importante para a produção de um bom vídeo currículo, o site pessoal ou profissional onde você pode organizar este vídeo e demais conteúdos também fala muito de suas potencialidades e serve como um cartão de visitas digital que fecha com chave de outo todo a sua apresentação.

Veja como apresentar seu site pessoal e portfólio com tecnologia de ponta faz toda a diferença:

.:.

botao_orcamento

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X