Convivendo com Androides

Convivendo com Androides
Imaginados em
: 1921, na peça Robôs Universais…
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


Uma peça de teatro célebre acabou por criar o termo “robô” (de robota, “trabalho forçado” em checo) para nomear homens-máquina.

A “robótica” veio em 1941, com Isaac Asimov, que foi fundo no assunto, criando leis e prevendo conflitos éticos da convivência entre a inteligência natural e a artificial. Essas máquinas feitas à semelhança do ser humano, androides, estão na iminência de caminharem entre nós. Em menos de uma década, o “Unimate”, uma máquina criada em 1961 e utilizada na GM para lidar com placas quentes de metal, está se transformando no androide que imaginamos hoje.

A grande maioria das pessoas encaram a inteligência artificial de forma um tanto fantasiosa. Geralmente, ela é representada na forma de um robô onisciente ou de uma consciência incorpórea capaz de responder aos desejos e vontades humanas, desempenhando suas funções de maneira semelhante aos humanos.

Essa interpretação “mística” da tecnologia não somente dá a ela traços impressionantes, como também faz com que ela tenha características assustadoras. Não há como não citar filmes como: “O Exterminador do Futuro”, que construíram uma imaginação coletiva por apresentar um futuro no qual as soluções criadas seriam as responsáveis por nossa destruição.

Mas, existe um fundo de verdade em tudo isso. Esse “certo temor real” faz com que nomes proeminentes como Elon Musk, Stephen Hawking e Bill Gates expressem a vontade de estabelecer limites claros para a inteligência artificial, especialmente no campo militar. Embora essa discussão seja importante, ela não é trazida para a discussão / debate com a sociedade.

Operando em mercados financeiros, mecanismos de buscas e assistentes pessoais, entre outros campos, a inteligência artificial é responsável por várias das comodidades que você aproveita no cotidiano. Sem ter consciência disso, quem lê este artigo provavelmente usou um “mecanismo de busca” para escolher um programa televisivo ou até mesmo para chegar ao site Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas, na área Mídia On-Line de notícias.

.:.
Mudanças substanciais

Embora o cenário apocalíptico associado à inteligência artificial pareça ainda distante, fato é que a tecnologia já está modificando substancialmente a maneira como lidamos com desafios cotidianos. Conforme cedemos mais controle a mecanismos automatizados, devem começar a surgir novas questões éticas que vão nos fazer questionar nosso potencial como humanos e a maneira como lidamos com relações pessoais.

A principal questão é o fato de que não estamos lidando com uma inteligência que trabalha da mesma forma que a nossa. Ou seja, embora já haja robôs que simulam bem o comportamento humano (e são assustadores justamente por isso), o processo que ocorre atualmente não envolve a recriação da consciência humana, mas sim a produção de um novo tipo de consciência que não opera com as mesmas regras.

Uma das áreas mais conhecidas desse campo de estudo, os algoritmos de “aprendizado por máquinas” em certo ponto permanecem um mistério para seus próprios criadores e chegam a soluções inexplicáveis. Esse exemplo simples serve como sinal de que, mais do que saber onde a inteligência artificial está presente, é preciso entender o que ela significa para nosso futuro.

.:.
Uma vida mais conectada e inteligente

Para entender como a inteligência artificial modifica nossas vidas, é preciso compreender que a tecnologia atualmente é dividida em duas categorias: Inteligência Artificial Estreita (ANI) e Inteligência Artificial Geral (AGI). Enquanto a primeira já é usada de forma extensa, a segunda ainda é vista como um “Santo Graal” que pode revolucionar o mundo.

O sistema de buscas da Google deve muita de sua eficiência à inteligências artificiais
.:.

O maior exemplo da divisão ANI são os supercomputadores como o Deep Blue, da IBM, criado exclusivamente com o objetivo de vencer os maiores mestres de xadrez do mundo. Embora o sistema criado pela empresa seja extremamente eficiente e adaptável nesse sentido, ele não serve para muita coisa além disso. Na verdade, o foco bastante estreito de cada mecanismo do tipo evita que eles “saiam do controle”

Esse tipo de inteligência artificial está presente nos mecanismos que gerenciam seus hábitos de compra, nas suas sugestões de produtos que você recebe, nos banners presentes neste artigo. Elas também atuam em filtros de spam, selecionando automaticamente quais mensagens merecem sua atenção e quais sequer devem ser mostradas.

A ANI é um tipo de inteligência que beneficia muito a humanidade devido ao fato de que, por mais que ela seja capaz de computar bilhões de números e pedidos de uma só vez, ela opera de forma bastante restrita. Ao determinar a quantidade de transistores dedicados a um processo, limitamos seu impacto e abrangência.

.:.
Carros, assistentes e sistemas de buscas

Esse tipo de inteligência com características mais especializadas é justamente aquele visto como mais promissor por diversas empresas. A Google, por exemplo, não somente construiu seu império usando como base um algoritmo de buscas inteligente como pretende utilizar tecnologias do tipo para ampliar ainda mais sua influência: seja oferecendo carros que operam automaticamente ou assistentes de voz mais complexos.

Quando você ler alguma notícia falando de tecnologias como a Siri, a Cortana ou o Google Now, saiba que todas essas soluções se encaixam na categoria ANI. Isso também se aplica a sistemas que sugerem a compra de determinados produtos com base em seus hábitos de consumo ou que tentar adivinhar aquilo que você quer pesquisar antes que uma frase na aba de buscas seja finalizada.

O assistente de voz da Apple se torna mais inteligente a partir da análise de experiências humanas.
.:.

A característica comum entre esses sistemas é o fato de que eles conseguem aprender com a experiência humana. Um bom exemplo disso são os assistentes de voz disponíveis no mercado, cuja encarnação atual é muito mais completa e adaptável do que a vista há dois ou três anos.

A cada dia, milhares de pessoas pedem à Siri indicações de locais, dicas gastronômicas e até mesmo que ela conte uma piada. A maneira como cada usuário reage às respostas obtidas é transformada em informações que são computadas e interpretadas pelo sistema, que faz adaptações que o permitem se adaptar a hábitos, entender diferentes sotaques e até mesmo prever certos desejos.

Por enquanto, inteligências como a do filme Ex Machina devem ficar restritas à ficção.
.:.

Essa tendência deve ser seguida por diversas áreas da tecnologia, sendo que aquela que está em mais evidência atualmente é a Internet das Coisas. A aposta em um futuro mais conectado, em que diferentes aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos “conversam” entre si, é bastante dependente das inteligências artificiais com as quais já nos acostumamos a viver.

Adotá-las traz algumas questões éticas e sociais bastante importantes. No entanto, os benefícios oferecidos por essas tecnologias não devem mascarar o fato de que adotá-las traz algumas questões éticas e sociais bastante importantes. Muitos preveem que a adoção em massa de soluções do tipo pode ameaçar metade dos empregos existentes atualmente nos Estados Unidos e eliminar totalmente o envolvimento humano direto em áreas consideradas burocráticas.

É preciso reconhecer que, em grande parte, ainda não sabemos exatamente a totalidade das consequências que a inteligência artificial vai causar no futuro e muitas das previsões feitas até o momento não passam de pura especulação. No entanto, é garantido que o impacto geral não será exclusivamente positivo — entre as ameaças bastante reais com as quais vamos ter que lidar estão malwares inteligentes capazes de se adaptar automaticamente a soluções de segurança.

.:.
AGI: a busca pelo Santo Graal

O maior desafio enfrentado pelos pesquisadores da área é criar uma inteligência artificial que não somente possa aprender, como seja capaz de realmente “pensar”. Enquanto uma máquina como o Watson pode decorar todo o dicionário britânico e “xingar” seus interlocutores, ela não é capaz de entender os motivos pelos quais uma palavra é considerada ofensiva.

Da mesma forma, já é possível trabalhar com sistemas que simulam de forma eficiente a rede neural de um rato, mas que são incapazes de fazer análises críticas sobre isso. Ao menos no que diz respeito a áreas que envolvem empatia, conversação e interpretação de textos e criações artísticas, humanos têm uma vantagem clara sobre as inteligências artificiais disponíveis atualmente.

Ainda precisamos compreender muito da mente humana.
.:.

Para tentar preencher essa brecha, pesquisadores da área vão ter que responder uma pergunta bastante difícil: o que torna um ser humano ciente de sua própria consciência? Essa questão, que deve ser debatida tanto entre engenheiros da computação quanto por psicólogos, ainda parece muito distante de ser respondida.

“Contar uma piada, fazer um julgamento ético, decidir que você quer colaborar com alguns indivíduos, mas não com outros — a textura rica da vida humana não está em nossas máquinas”, afirma Sir Nigel Shadbolt, professor de Ciência da Computação na Universidade de Oxford.

“A fagulha de consciência em nossa mente, não sabemos de onde ela vem”, explica Shadbolt. “A complexidade que assumimos que permite a existência da consciência não ocorre somente porque temos esse tipo de córtex, esse cérebro racional. Temos um sistema endócrino, somos emocionais, temos o cérebro em três camadas… Somos extraordinariamente complexos e só começamos a compreender um pequeno pedaço disso”.

Somos extraordinariamente complexos e só começamos a compreender um pequeno pedaço disso. O professor prevê que os primeiros resultados de pesquisas nesse sentido só devem começar a aparecer em um período de 10 ou mais anos. “Dois dos maiores problemas são injetar em robôs uma compreensão de nosso mundo baseado no senso comum e fazê-los trabalhar com a criatividade. Não algo do tipo que vemos em Picassos ou Einsteins, mas sim o tipo de coisa que qualquer criança é capaz de fazer”.

.:.
E os robôs assassinos?

O cenário bastante comum em Hollywood e em obras literárias no qual robôs superinteligentes dominam o planeta parece bastante improvável de acontecer. No entanto, há preocupações reais quanto à possibilidade de que uma entidade análoga à “Skynet” de “O Exterminador do Futuro” surja e cause problemas à humanidade.

.:.
A série Exterminador do Futuro se tornou sinônimo de inteligências artificiais assassinas.
.:.

Para que o cenário da ficção fosse possível, seria preciso haver a criação de um terceiro tipo de inteligência artificial: A Super Inteligência Artificial, ou ASI. Essa variação, cuja possível existência preocupa muitos pesquisadores, seria resultante de uma AGI que se cansou de seu propósito e, tomando ciência de sua existência, decidiu agir contra seus criadores e passou a adotar medidas que aumentam suas capacidades, independente das consequências.

Enquanto esse cenário parece bem distante de se tornar realidade, há uma ameaça mais iminente para o futuro da humanidade: as armas autônomas capazes de matar sem a ação direta de alguma pessoa. Elas abrangem desde aviões não tripulados até sistemas de defesa automáticas, muitos dos quais já estão sendo implementados por forças militares ao redor do mundo.

Segundo grupos como a Campanha para Parar Robôs Assassinos, estamos cada vez mais próximos de “fechar o ciclo” e permitir que máquinas decidam por conta própria quem deve ser morto. Outra entidade preocupada com esse cenário é o Instituto para o Futuro da Vida, que publicou no final de 2015 uma carta aberta assinada por várias personalidades do mundo da tecnologia que alertam sobre os perigos desse tipo de tecnologia.

.:.
Expandindo horizontes

Embora estejamos acostumados a associar a inteligência artificial com robôs com características humanas, esses conceitos podem ter que ser deixados de lado ao tratarmos da inteligência artificial fora da ficção. “O ponto não pode ser somente nos replicar”, afirma Shadabolt. “Temos vários meios biológicos interessantes de fazer isso, então por que iríamos nos limitar ao silício?”.

.:.

Robôs não devem ser a única representação da inteligência artificial.
.:.

Desde máquinas especializadas na limpeza de ambientes, como o Roomba, até assistentes pessoais, como a Cortana, a tecnologia está seguindo rumos que não podíamos imaginar há uma década. Segundo o professor Shadabolt, isso é resultado das várias maneiras como diferentes áreas do conhecimento encaram e evoluem mecanismos do tipo.

“Fundamentalmente, vamos precisar de uma atitude multidisciplinar, então para mim não há somente uma disciplina que vai ter todas as respostas”, afirma. É justamente essa a face da inteligência artificial moderna: centrada em tarefas, altamente diversificada e essencialmente “inconsciente”, mas capaz de mudar desde a forma como aprendemos um tema até nossos sistemas de trânsito.

Como aconteceu como outras tecnologias resultantes da imaginação humana que tomaram forma primária na ficção, o presente e o futuro da inteligência artificial não está atrelado a robôs ou cenários apocalípticos. Na prática, ela é muito mais estranha, fascinante e diversificada do que podemos imaginar. E por conta disso, mais promissora e interessante.


Logo Furtado Leite Desenvolvimentos.

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua Felipe Schmidt, 869 - Florianópolis - SC - CEP 88.010-001
Suporte: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h
Posso Ajudar?
Ícone da LGPD do site da Furtado Leite Desenvolviementos.
Informações de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Este site é mantido e operado por Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas MEI.

A política de privacidade e termos de uso se aplicam a todos os usuários que acessam e visitam nosso website.

A privacidade dos visitantes do nosso site é muito importante para nós, e estamos comprometidos em protegê-la. Coletamos e utilizamos alguns dados pessoais pertencentes àqueles usuários que utilizam este website. Agimos na qualidade de controlador desses dados de acordo com a legislação federal e com as normas internacionais de segurança da informação.

 

Introdução

Disponibilizamos esta política de privacidade, que contém informações importantes sobre:

  • Quem deve utilizar este website
  • Quais dados coletamos e o que fazemos com eles
  • Seus direitos em relação aos seus dados pessoais
  • Como entrar em contato conosco

Esta política explica o que faremos com suas informações pessoais e visa esclarecer a todos os(as) interessados(as) sobre os tipos de dados que coletamos, os motivos da coleta e a forma como os usuários deste site podem acessar, atualizar ou excluir suas informações pessoais.

Os presentes termos foram elaborados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (Lei 13.709/18), o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e o Regulamento da EU (n.2016/6790).

 

 

1- Quem deve utilizar este site

Nosso website só deve ser utilizado por pessoas com mais de 18 anos de idade.

 

2- Dados que coletamos e motivos da coleta

Nosso site coleta e utiliza alguns dados pessoais dos visitantes e usuários da seguinte forma:

 

2.1) Dados pessoais fornecidos expressamente pelo usuário

  • Coletamos os seguintes dados pessoais que os usuários nos fornecem ao utilizar nosso site:
    – Nome Completo;
    – RG;
    – CPF;
    – Endereço de e-mail;
    – Números de Telefone;
    – Mensagens de contato;
  • A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
    – Quando o usuário utiliza o formulário de contato;
    – Quando o usuário entra em contato por meio de aplicativos de mensagens, chats, ligações telefônicas, vídeo-chamadas ou outra via;
    – Quando o usuário se cadastra para receber boletins, descontos e materiais como infográficos, e-books, pesquisas, estudos de casos e planilhas, entre outros conteúdos;
    – Quando o usuário solicita uma cotação ou contratação de serviço;
    – Quando o usuário agenda uma reunião, consulta ou demonstração de nossos produtos e serviços;
    – Quando o usuário participa de estudos, enquetes e pesquisas;
  • Os dados fornecidos por nossos usuários são coletados com as seguintes finalidades:
    – Para orçar ou contratar nossos serviços;
    – Para entrar em contato com nosso atendimento ao cliente;
    – Para enviar materiais informativos e conteúdos educativos;
    – Para comunicar ofertas, anúncios e promoções;
    – Para que nossos colaboradores possam entrar em contato via e-mail, telefone, chat e mensagens de texto para fazer pesquisas e/ou apresentar produtos e serviços.
    – Para enviar faturas e lembretes de pagamento;
    – Para enviar mensagens relativas ao suporte ou serviços, como alertas, notificações e atualizações;
    – Para enviar lembretes e notificações de reuniões e eventos;
    – Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorizar no momento da coleta dos dados;
    – Para criação de conta / perfil em nossa plataforma;
    – Para cumprir com nossas obrigações legais, regulatórias e fiscais.

 

2.2) Dados pessoais comportamentais:

Quando o usuário visita o nosso website, é inserido um ‘cookie’ em seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes visitou o nosso endereço eletrônico, quanto tempo permaneceu em nosso website, desde que cidade nos acessou e quais páginas leu e recomendou, entre outros.

  • Coletamos os seguintes dados pessoais através de cookies e outras formas que os usuários geram e/ou nos fornecem ao utilizar nosso site:
    – Endereço IP;
    – Dados de geolocalização e localização geográfica;
    – Palavras-chave e termos buscados;
    – Fonte de referência, tipo e versão de navegador;
    – Páginas visitadas, tempo de duração de cada visita e histórico de visitas
    – Dados contextuais baseados na experiência de navegação, como datas e horários de acesso mais frequentes, contagem de cliques em links e botões, número de downloads de materiais, aberturas de newsletters, entre outros.
  • A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:
    – Quando o usuário visita uma de nossas páginas;
    – Quando lê e/ou comenta uma de nossas publicações e postagens;
    – Quando assiste um de nossos vídeos online;
    – Quando o usuário faz login e logout no site;
    – Quando o usuário utiliza aplicativos de mensagens ou chats;
    – Quando o usuário entra em contato por e-mail, telefone ou formulário;
    – Quando o usuário se cadastra para receber boletins, vídeos, planilhas, e-books, textos, infográficos ou quaisquer outros conteúdos e materiais;
    – Quando o usuário clica em links, botões, anúncios, imagens e vídeos;
    – Quando o usuário participa de enquetes e pesquisas online;
    – Quando o usuário reenvia ou compartilha nossas páginas e conteúdos;
    – Quando o usuário solicita uma cotação ou contratação de serviço;
    – Quando realiza algum tipo de interação com nosso site;
  • Os dados gerados e/ou fornecidos por nossos usuários são coletados com as seguintes finalidades:
    – Para garantir a segurança do website;
    – Para detectar comportamento fora do habitual e brechas de segurança;
    – Para rastrear de onde partem possíveis tentativas de invasão;
    – Para cumprir determinação legal de armazenamento de registros de acesso, conforme o disposto no art. 15 do Marco Civil da Internet;
    – Para gerar estatísticas de visitação e de interação com nosso site;
    – Para desenvolver novas funcionalidades em nosso website;
    – Para otimizar e aprimorar a navegação, usabilidade e layout do site;
    – Para compreender como os usuários utilizam nosso site e ajudar nas pesquisa de novas soluções, cursos, conteúdos, produtos e serviços;
    – Para realizar anúncios e comunicação direcionada aos gostos e interesses do usuários;
    – Para personalizar a experiência do usuário que visita nosso site;
    – Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorizar no momento da recolha dos dados;
    – Para cumprir com nossas obrigações legais e regulatórias;

 

2.3) Dados pessoais sensíveis:

Não coletamos dados sensíveis de nossos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 11 e seguintes da Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais. Não solicitamos informações nem coletamos dados sobre a saúde, orientação política, convicção religiosa, ideológica ou filosófica, origem étnica ou racial, orientação sexual, filiação a sindicato, dados genéticos ou biométricos.

 

2.4) Dados de crianças e adolescentes:

Este site não coleta dados de crianças e adolescentes.

 

2.5) Cookies:

Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários.

Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário. Não sendo possível que, por meio dos cookies, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos e funcionalidades do site.

A desativação dos cookies que podem ser desabilitados poderá prejudicar a experiência do usuário, uma vez que informações utilizadas para personalizá-la deixarão de ser utilizadas.

  1. Cookies do Site
    Os cookies do site são aqueles enviados ao computador ou dispositivo do usuário, exclusivamente pelo website. As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.
  1. Cookies de Terceiros
    Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site. Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
    O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando os seguintes links:
    Google Analytics: https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/gajs/cookie-usage;
    Pixel do Facebook: https://pt-br.facebook.com/business/help/471978536642445?id=1205376682832142
  1. Gestão de Cookies
    O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informação sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessados a partir dos seguintes links:
    Internet Explorer: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/excluir-e-gerenciar-cookies-168dab11-0753-043d-7c16-ede5947fc64d
    Safari: https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac
    Google Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95647
    Mozila Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/cookies-informacoes-sites-armazenam-no- computador#w_configuracoes-de-cookies
    Opera: https://www.opera.com/pt/secure-private-browser

O usuário também poderá se opor à utilização de cookies pelo próprio site, bastando que os desative no momento em que começar a utilizar o site pela primeira vez, clicando no aviso de cookies e depois desativando esta opção no seu navegador, para se assegurar de que o registro de cookies foi desativado.

Assim que entrar no site pela primeira vez, o usuário terá a opção de bloquear ou de permitir a utilização de cookies, bastando que selecione a opção correspondente na caixa de diálogo (aviso de cookies) carregada automaticamente assim que nossa página é acessada.

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é a remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência de navegação.

A desativação de todos os cookies, no entanto, não será possível, uma vez que alguns deles são essenciais para que o site funcione corretamente.

 

 

3 – Compartilhamento de Dados com Terceiros

Os dados coletados através deste site podem ser compartilhados com as seguintes empresas, aplicações e/ou ferramentas:

  • Compartilhamos alguns dados o Google e outras ferramentas de Analytics para realizar análises e gerar relatórios;
  • Podemos compartilhar dados com ferramentas de construção de páginas web, formulários online e envio de boletins via e-mail;
  • Empresas parceiras ou contratadas para fornecer serviços terceirizados como agências de marketing, softwares de gestão, aplicativos de automação, auditorias e/ou processadoras de pagamento;
  • Autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial.

Estes dados são compartilhados pelas seguintes razões e para as seguintes finalidades:

  • Para que os usuários possam receber experiência de navegação, ofertas de produtos e serviços personalizados, de acordo a seus interesses;
  • Podemos compartilhar dados com empresas parceiras que fornecem serviços ou aplicativos de marketing, pagamento e processamento de dados, para fins de viabilizar pagamentos, auditorias, pesquisas, estudos, análises, criação de conteúdo personalizado, campanhas de publicidade, automatizar tarefas e/ou melhorar o nosso atendimento;
  • Para todo e qualquer fim que o usuário nos autorize no momento da coleta dos dados.

Além das situações aqui informadas, é possível que compartilhemos dados com terceiros para cumprir alguma determinação legal, técnica ou regulatória. No caso de Informações a serem compartilhadas em cumprimento de solicitação de autoridade pública, a mesma sempre será efetuada mediante ordem judicial, conforme definido em Lei.

Em qualquer caso, o compartilhamento de dados pessoais observará todas as leis e regras aplicáveis, buscando sempre garantir a segurança dos dados de nossos usuários, observados os padrões técnicos e boas práticas de segurança da informação.

Ao continuar utilizando este site você nos autoriza a compartilhar seus dados.

Este website poderá operar em conjunto de outras empresas numa ampla gama de atividades em conjunto com anunciantes, patrocinadores, fornecedores e parceiros comerciais, online e offline, além das ferramentas de divulgação, publicidade e análises de desempenho.

Nos reservamos ao direito de compartilhar as suas informações, incluindo os dados de localização, cadastro e de interesses, com nossos parceiros, anunciantes, fornecedores e provedores de serviços, sempre que for possível, de forma anônima, visando preservar a sua privacidade. Por meio deste documento, você autoriza-nos expressamente tais compartilhamentos.

Este site permite que outras empresas e redes de anúncio façam publicidade na nossa plataforma por meio de diferentes tecnologias. Portanto, poderá eventualmente receber diretamente anúncios, conteúdo e links exibidos de forma personalizada, de acordo com os seus interesses e comportamentos na nossa plataforma, redes sociais online ou em outros serviços com os quais interage. Para tanto, os dados podem ser compartilhados entre nós e essas outras empresas, principalmente identificadores únicos, endereços IP, cookies e scripts java, que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online. Por meio deste documento, autoriza-nos expressamente a realizar o compartilhamento de seus dados.

Não nos responsabilizamos pelos atos, anúncios e conteúdo gerados por nossos parceiros comerciais e redes de anúncio, e esta Política não é aplicada aos mesmos, uma vez que nós não as controlamos.

Todos os seus dados, informações e conteúdos podem ser considerados ativos no caso das negociações em que fizermos parte. Portanto, reservamo-nos o direito de incluir os seus dados dentre os ativos da empresa caso esta venha a ser vendida, adquirida ou fundida com outra. Por meio desta Política você concorda e está ciente desta possibilidade.

 

 

4 – Por quanto tempo seus dados pessoais são armazenados

Os dados pessoais coletados através do site são armazenados e utilizados pelo período de tempo que for necessário para atingir as finalidades elencadas neste documento e que considere os direitos de seus titulares, os direitos do controlador do site e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis.

O tempo mínimo de armazenamento é de 6 meses para dados comportamentais, segundo o Art. 15 do Marco Civil da Internet e de 5 anos após o término da relação com o usuário para dados cadastrais, segundo o Art. 27 do Código de Defesa do Consumidor.

Uma vez expirados os períodos de armazenamento dos dados pessoais, eles podem vir a ser removidos de nossas bases de dados ou anonimizados, salvo nos casos em que houver a possibilidade e/ou a necessidade de armazenamento em virtude de disposição legal ou regulatória.

Caso haja solicitação do Usuário, os dados poderão ser apagados antes desse prazo. No entanto, pode ocorrer de os dados precisarem ser mantidos por período superior, por motivo de lei, ordem judicial, prevenção à fraude (art. 11, II, “a” da Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD”, Lei nº 13.709/2018), proteção ao crédito (art. 7º, X, LGPD) e outros interesses legítimos, em conformidade com o artigo 10 da LGPD. Findo o prazo e a necessidade legal, serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

Ressaltamos que os dados poderão continuar armazenados se houver alguma justificativa legal ou regulatória, ainda que tenha se exaurido a finalidade para a qual os dados tenham sido coletados e/ou tratados.

Os dados são armazenados de forma contínua enquanto o usuário tiver uma conta ativa em nosso site e/ou continuar utilizando, navegando, interagindo, comunicando-se e mantendo algum tipo de relação ou contato conosco.

Uma vez finalizado o tratamento e/ou a relação com o usuário, observadas as disposições desta seção, os dados são apagados ou anonimizados.

 

 

5 – Bases legais para o tratamento de dados pessoais

Nós tratamos os dados pessoais de nossos usuários mediante os seguintes fundamentos legais, que justificam o tratamento de dados:

 

5.1 – Dados pessoais não sensíveis

  • mediante o consentimento do titular dos dados pessoais;
  • para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
  • para execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados pessoais;
  • para proteção do crédito.

 

5.2 – Consentimento do Titular

  • Ao utilizar este site, solicitar serviços e/ou fornecer informações pessoais o usuário está consentindo com a presente política de privacidade.
  • Determinadas operações de tratamento de dados pessoais realizadas em nosso site dependerão da prévia concordância do usuário, que deverá manifestá-la de forma livre, informada e inequívoca.
  • O usuário, ao visitar este site, entrar em contato, ao cadastrar-se e/ou ao realizar qualquer tipo de interação conosco, manifesta conhecer a presente política e pode exercer seus direitos de cancelar seu cadastro, atualizar seus dados pessoais e garante a veracidade das informações por ele disponibilizadas.
  • O usuário poderá revogar seu consentimento a qualquer momento e solicitar a exclusão de seus dados, sendo que, não havendo hipótese legal que permita ou que demande o armazenamento de dados, os dados fornecidos mediante consentimento serão excluídos.

 

5.3 – Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

Algumas operações de tratamento de dados pessoais, sobretudo o armazenamento de dados, serão realizadas para que possamos cumprir obrigações previstas em lei ou em outras disposições normativas aplicáveis às nossas atividades.

 

5.4 – Execução de contrato

Para a execução de contrato compra e venda ou de prestação de serviços, eventualmente firmado entre o site o usuário, poderão ser coletados e armazenados outros dados relacionados e/ou necessários a sua execução, incluindo o teor de eventuais comunicações tidas com o usuário.

 

 

6 – Direitos do Usuário

O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais:

  • Confirmação da existência de tratamento; – Acesso aos dados; – Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei;
  • Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;
  • Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Revogação do consentimento.

É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.

 

6.1 – Como o titular pode exercer seus direitos

Os titulares de dados pessoais tratados por nós poderão exercer seus direitos por meio do formulário disponibilizado no seguinte caminho: https://www.glogs.com.br/contato

Alternativamente, se desejar, o titular poderá enviar um e-mail para o seguinte endereço: privacidade@glogs.com.br

Os titulares de dados pessoais tratados por nós poderão exercer seus direitos a partir do envio de mensagem para nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais seja por e-mail, formulário ou correspondência. As informações necessárias estão na seção “Como entrar em contato conosco” desta Política de Privacidade.

Para garantir que o usuário que pretende exercer seus direitos é, de fato, o titular dos dados pessoais objeto da requisição, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar nossos direitos e os direitos de terceiros. Isto somente será feito, porém, se for absolutamente necessário, e o requerente receberá todas as informações relacionadas.

 

 

7 – Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais

Empregamos medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.

As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, as normas de segurança internacionais como a ISO 27001 e os padrões empregados atualmente por empresas semelhantes à nossa. Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:

  • Armazenamento de senhas utilizando criptografia;
  • Restrições de acesso aos bancos de dados;
  • Monitoramento de acesso aos servidores;
  • Certificado de Segurança (SSL);
  • Monitoramento do nível de segurança das senhas que utilizamos;
  • Monitoramento do nível de segurança de nossos endpoints e dispositivos;
  • Relatórios da Central de Alertas de Segurança do Gsuite;
  • Ferramentas de Auditoria do Google Workspace.

Informamos que estamos implementando processo de certificação ISO 27001. Seguimos os mais elevados padrões técnicos de segurança da informação, a fim de que nos seja possível proteger os dados de nosso usuário.

Ainda que façamos tudo que estiver ao nosso alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro, como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em casos de responsabilidade exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a um terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.

De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei.

 

 

8 – Acesso ao Site

O usuário se declara ciente de que seu login e senha são de uso pessoal e intransferível e que deverá mantê-lo sob sigilo e em ambiente seguro. Ao acessar em nosso site/aplicativo o usuário não deve utilizar como próprio o login e senha alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize.

 

 

9 – Alterações nesta política

A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 20/10/2020.

Nos reservamos o direito de modificar a política de privacidade a qualquer momento, especialmente para adaptá-las às alterações feitas em nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pelo cancelamento ou modificação daquelas já existentes.

Sempre que houver uma modificação, nossos usuários serão notificados sobre a mudança.

 

 

10 – Jurisdição para Resolução de Conflitos

Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil. Os eventuais litígios deverão ser apresentados no foro da comarca em que se encontra a sede da empresa. Fica eleito o Foro da Comarca de São Paulo/SP, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente documento, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

11 – Como entrar em contato conosco

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, por algum dos canais abaixo:

E-mail: contato@furtadoleite.com.br
Telefone: +55 48 9 99256565
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 869 - Torre II - Sl. 528 - Centro - Florianópolis – SC – CEP 88010-001