Campanhas com Listas Quentes

campanhas digitais

Listas de Contatos de Interessados
O melhor retorno da publicidade digital
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


O sucesso de uma campanha de e-mail marketing começa na captação da sua base de dados. Quanto mais qualificada, melhor. De nada adianta ter uma boa base se você não tratá-la de forma adequada através de ações não estratégicas. Este mailing se tornará ruim e não gerará resultados. Conheça algumas preocupações necessárias para obter bons resultados em campanhas de marketing:

1. Construa uma boa base de emails.

O sucesso de uma campanha por e-mail não é a quantidade de e-mails, mas sim a qualidade destes endereços. Prefira e-mails de clientes cadastrados em seu site, do que e-mails de origem desconhecida.

A melhor base de e-mails é construída com cadastros de pessoas que já conhecem sua empresa, produto ou que estão interessadas no seu produto.

Em hipótese alguma compre listas de emails, pois, no momento que seu destinatário recebê-lo, as chances  do servidor identificar que trata-se de spam são muito maiores. Isto prejudicará sua marca e seus envios posteriores, já que com um número elevado de servidores identificando seu domínio (@suaempresa) como spam, haverá grandes chances dele ficar prejudicado, dificultando até envios habituais para clientes e colegas.

Você pode construir uma base de qualidade de várias maneiras, entre elas:

– Emails recebidos pelo “Fale Conosco”

– Emails obtidos pela área de registro de clientes do seu site

– Desenvolver conteúdo relevante para download mediante cadastro (Ex.: ebook, etc)

– Feed/RSS do seu blog corporativo  

 

2. Segmentação estratégica

Construída a sua base de e-mails, você deve segmentá-la. Ou seja, separar cadastros em grupos por afinidade para depois fazer o disparo de uma campanha de e-mail marketing com maior precisão e relevância. 

 

3. Analise dados e mensure resultados

Cada disparo de campanha realizado é uma oportunidade para você conhecer melhor cada grupo. Para isto, analise o que os números de cada métrica lhe dirá sobre determinado grupo. Veja algumas das métricas onde você pode observar se está tendo sucesso ou deve fazer melhorias.

– Taxa de abertura de emails

A taxa de abertura (total enviado com sucesso sobre total aberto) é a porcentagem de pessoas que abriram seu email, ou seja, que ao visualizar o seu e-mail em sua caixa de entrada, clicaram para ver o conteúdo. Podemos dizer que isto demonstra um certo interesse em seu produto ou marca, mas não é uma regra.

Exemplo: Enviou para 2.000 pessoas – 1.800 foram enviados com sucesso, destes 180 abriram o e-mail -> 180/1.800 = Taxa de abertura de 10%

Dicas: Uma boa taxa de abertura pode estar diretamente relacionada ao campo de “assunto” do email. Quanto mais atraente for a linguagem do assunto, melhor será este indicador. Trabalhe este campo com uma chamada breve que identifique ao destinatário do que se trata e, mais importante, que o conteúdo diz respeito ao que ele procura.

– Taxa de cliques

O nome da métrica já denuncia seu contexto.  Após o cliente abrir o email recebido ele rapidamente observará o corpo do e-mail e, se houver interesse, clicará. Este é o momento de cativar o cliente com informações rápidas e elementos que chamem-o para o clique, os chamados call-to-actions (chamadas para a ação) que são botões ou frases que chamam seu cliente à conversão.

Para atrair mais cliques, primeiramente você deve conseguir cativar seu cliente com algo que lhe interesse (por isto a segmentação). O segundo passo é chamá-lo para conversão, atraindo-o para um “Veja mais sobre esta promoção”, por exemplo.

Exemplo: Enviou para 2.000 pessoas – 1.800 foram enviados com sucesso, destes 180 abriram o e-mail e 20 clicaram -> 20/1.800 = Taxa de abertura de 1,1%

– Taxa de cliques sobre abertura

Exemplo: Enviou para 2.000 pessoas – 1.800 foram enviados com sucesso, destes 180 abriram o e-mail e 20 clicaram -> 20/180 = Taxa de abertura de 11,1%

– Taxa de cliques na visualização alternativa

Diz respeito aos clientes que têm interesse em saber mais sobre o que o assunto lhes disse, mas por um motivo ou outro não conseguiu visualizar seu email. Isto pode ocorrer por seu email marketing ser composto somente de imagens. Se este indicador for alto demais, verifique se as imagens do email foram hospedadas corretamente na internet ou, se não for este o problema, tente fazer uma versão contendo texto puro (não o texto contido na imagem).

– Motivo de descadastro e Rejeição

As boas práticas de email marketing pedem que seu e-mail seja recebido com uma opção de descadastramento (opt-out). Observe os motivos de descadastro para regular a periodicidade de envio e ajustar seu conteúdo para que seja mais relevante ao seu destinatário. A quantidade de descadastro deverá ser baixa se a qualidade da base de emails for alta e se sua segmentação for eficiente em relação ao envio feito.

As rejeições são os destinatários que não receberam o seu email por movivos como usuário inválido (quando o email cadastrado está incorreto), domínio inválido (quando o dominio está incorreto – ex.:email@gmai.co), caixa de entrada cheia ou outros.  

 

4. Faça reenvios com sabedoria 

Após disparado um e-mail marketing você analisará seus dados e observará que seus resultados aparecerão até no máximo 48 horas após o envio. Passado este momento você poderá preparar novos disparos focando dois grupos: os que não abriram e os que não clicaram.

Para o grupo “não abriram”, trabalhe um novo assunto que seja mais atraente. A mensagem pode ser a mesma, afinal ele não abriu.

Já para o grupo “não clicaram” tenha uma nova estratégia de assunto e de mensagem. O campo “assunto” não deverá ser o mesmo para que possas despertar novamente a atenção do seu cliente. Busque um assunto que faça com que o cliente sinta que a mensagem foi feita para ele, ou seja, para quem teve interesse mas não teve o resultado que esperava ao ver o conteúdo do e-mail.

Quanto a mensagem/conteúdo para este grupo, trabalhe novas informações. Por exemplo: se você deu destaque à localização no e-mail anterior e usou a fachada como imagem principal, tente desta vez dar mais destaque a novos argumentos. É uma estratégia de erro e acerto que aprimorará seu conhecimento sobre o interesse de cada grupo e nicho.

Antes de cada disparo sempre tenha em mente o que seu público espera de você e de seu produto. Estude-o de forma geral e à cada envio reaprenda e descubra algo novo sobre o grupo em questão.


.:.

botao_orcamento


 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X