O Paradigma do Papel
Onde reside a confiança?
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br
 


Ninguém mais sabe ou não se preocupa com as mudanças propostas pela nova ordem mundial. Será por desconhecimento ou por excesso de confiança nos sistemas que utilizam?

Para quem emergiu nos idos anos 90 e décadas anteriores recorda não haver maior confiança do que o documento impresso, lavrado em cartório e o testemunho de uma pessoa dita “de fé”.

E hoje ? Tem alguma ideia de quem e de que forma asseguram o seu patrimônio ?

São questões que a sociedade só se atenta quando seus governos demonstram-se impotentes diante de tamanha tecnologia de espionagem internacional. Em um mundo onde as cifras transitam mais e mais em vias digitais, uma analogia direta é subentendida… estes ambientes são alvo de grandes investimentos tecnológicos.

  .:.

O que lhe confere o direito de posse?

Um tempo atrás ter posso sobre um bem era algo comprovado pela materialidade dos documentos e das instalações que mantinham os arquivos das instituições privadas e governamentais.

Há cada vez menos documentos “físicos” que comprovam a posse de seu patrimônio. Os arquivos foram transformados em grandes servidores de dados acessíveis pela internet a qualquer pessoa que se habilite autorizada. Os cartórios passam a utilizar a assinatura digital e sua propriedade agora é lavrada por um lacre que você desconhece como funciona ou o grau de sua eficácia.

Mas, se não há mais documentos impressos, nem entidades que fisicamente os guardem, de quem realmente pertence estes bens e informações ? Eis a questão que atormentará as gerações deste início de milênio.

Estamos na era onde os sistemas tem mais crédito para a justiça do que as próprias pessoas ditas “de fé” dos tempos idos. Isso quer dizer que os sistemas de informação estão acima da lei, inquestionáveis por serem ditos infalíveis.

Concordo plenamente. O grau de falibilidade é mínimo, porém, existem seres humanos que os administram, responsáveis pelo seu funcionamento correto. Este é o grande ponto de interrogação. São estas também pessoas “de fé” acima de qualquer suspeita? Ou são exploradores de mercados consumidores, vendedores de suas informações particulares e de consumo? Quem está defendendo os interesses dos usuários se a lei está submissa à tecnologia?

  .:.

Dominados pela Tecnologia… Existe alguma segurança?

Até mesmo quando escrevia este artigo meu sistema operacional, o mesmo que gerencia todas as minhas informações mais pessoais e importantes, executou automaticamente um “upgrade” e reiniciou todos os meus aplicativos, instalou programas que nem mesmo sei para que fim servem. Esta é a realidade que nos confina. Não há escolha para a grande maioria dos usuários de aplicativos eletrônicos. Até mesmo os maiores especialistas em Sistemas de Informação sabem que seus conhecimentos não permitem totais garantias contra o mundo “extra terrestre” das tecnologias que são desenvolvidas e mantidas como verdadeiras armas nas mãos de delinquentes, dos grupos econômicos e dos próprios governos. E, onde se lê “governos” entenda-se “Super Cartéis de Empresas”, construtores e destrutores de regimes e padrões de comportamento, que manipulam como nunca a economia global desde o advento da informatização do sistema financeiro internacional.

  .:.

O sistema nervoso…

E onde você acha que está materializado este grande centro nervoso destes gestores ocultos? Sim, a bolsa de valores. Antigamente eram muitas bolsas independentes. Atualmente, estão atreladas a mecanismos automatizados que agem como gatilhos, manipulando suas cotações em cadeia, como peças de dominó. A mesma tecnologia que nos faz sentirmos mais seguros também nos torna eternos prisioneiros.

É como se a economia mundial fosse uma grande “loteria”, onde todos pensam estar nas mão de suas habilidades e da própria sorte. Quando se joga um cartão, temos a ilusão de termos ao menos uma chance de mudarmos um pouco as coisas a nosso favor. Mas já estamos com grande parte do nosso destino traçado por desconhecidos.

Perceba que o valor do dinheiro que “você” já tem ou que ganhará será definido por esta cúpula. Perceba que este sistema que todos apoiamos e acreditamos também estipula o quanto a sua força de trabalho vale, o quanto se deve trabalhar para se ter algum direito ou prazer.

É claro, conforme a situação financeira de cada um, este assunto será mais ou menos pertinente. Mas, não deixe de reparar que a riqueza fica cada vez mais concentrada em todo o planeta. Logo suas reservas ou a dos seus filhos estarão em xeque.

  .:.

Entenda o que é 100% de segurança digital

De forma simples e de fácil compreensão, segurança de dados quer dizer: O quanto de dinheiro você tem para investir em programas e equipamentos que o tornem menos vulnerável a ataques.

Tal qual uma casa com sistema de segurança moderno, assim também é a segurança de tudo o que você tem em meio digital.

Você consegue perceber o grau de vulnerabilidade na qual todos estamos expostos? A situação é muito simples, se alguém tiver mais dinheiro que você investido em equipamentos e programas poderá invadir seu sistema, sua vida, facilmente.

Procure, pelo menos, não ser um alvo tão fácil!

  .:.

Afinal, o que é segurança digital?

Para se ter 100% de segurança digital, somente tendo mais dinheiro e acesso à tecnologia utilizada como “arma de espionagem” por estas cúpulas acima da lei. Ou seja, não há segurança digital disponível. Esta é a pura realidade dos fatos. Você não consegue se proteger completamente. O seu dinheiro provavelmente não irá comprar o melhor programa, o melhor computador ou até mesmo as melhores cabeças pensantes para lhe proteger. Acontece justamente o inverso. Seus dados e comportamentos estão sendo mapeados para fins ditos “apenas comerciais” mesmo não os dando qualquer autorização.

Não há controle sobre o grau de privacidade que ainda dispomos.

  .:.

Você confia no que não conhece?

Sim. Reflita e verá que foi educado a vida toda para isso. Perceba:

  • Você acredita que o seu trabalho irá garantir sempre a sua sobrevivência
  • Você confia na segurança que seu banco lhe proporciona e no pagamento do seguro da apólice que você fez
  • Você confia na tecnologia da industrialização dos alimentos que oferece aos seus filhos
  • Você acredita que os agrotóxicos e os transgênicos não causam mal nenhum à saúde e que o câncer é uma doença comum e sem explicação.
  • Você acredita que a água que toma é de boa qualidade
  • Acredita que o edifício ou a casa em que habita foi construída de forma correta
  • Acredita que o avião que você viaja está com a manutenção em dia e vida útil das peças respeitadas
  • Você acredita que o seu carro novo e recém revisado será incapaz de causar qualquer acidente com você ou sua família
  • Você confia que sua intimidade e reputação estão protegidos pelos programas “de não sei quem” que se instalam “a mando de não sei quem” em seu pc.
  • Você acredita que as guerras tem um motivo plausível para acontecer?
  • Você confia que as pessoas serão honestas com você até que provem o contrário… foi educado para isso.

 

 .:.

Liberte-se. Busque suas respostas. Construa sua segurança!

Procure saber mais sobre os prós e contras de todas as tecnologias que você utiliza. Essa é a melhor forma de manter-se um pouco mais seguro contra o caos em que todos estão mergulhados. Invente seus próprios sistemas e lógicas de segurança. Estas acabarão sendo um diferencial muito forte para torná-lo mais resistente a possíveis ameaças.

Sua segurança começa dentro de sua mente. Sua organização mental é a mais preciosa ferramenta para torná-lo menos vulnerável. Procure evoluir este dom.

Por fim, informe-se sempre, não há como manter-se seguro sem contar com boas fontes de informação sobre o assunto. Procure algum profissional de confiança garantida para lhe aconselhar programas e computadores com as melhores tecnologias disponíveis a preços acessíveis a sua realidade financeira.

O intuito deste artigo não é criar “esquizofrênicos”…. é melhorar seu conhecimento e o nível de sua segurança. Utilize os recursos que dispuser. Faça a sua parte! A minha proteção também depende da sua. Divulgue estas informações e ajude a evitar que seus amigos e conhecidos sejam vítimas dos crimes digitais. 


 

 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X