Qual é a tendência dos sites profissionais ?
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


Os blogs ainda são um dos principais canais de comunicação da internet. Porém, com a facilitação da construção de sites e a redução dos preços para o registro de domínios e hospedagem de sistemas, os profissionais de comunicação passaram a investir em seus próprios sites.


Características e diferenciais entre Blogs e dos Sites

Os Sites permitem uma múltipla gama de funcionalidades além dos recursos dos conhecidos blogs.

Enquanto o blog constrói relacionamentos e reputação, o site é a forma mais profissional e construtiva de alavancar o seu negócio ao longo do tempo. Quem conhece o sistema de ranqueamento do Google sabe o quanto é importante ter um domínio registrado, conteúdo e acesso constante de internautas em um site para o melhor posicionamento deste nas pesquisas realizadas por todos os internautas. 

O BLOG passou a ser um coadjuvante importante. Ele pode ser facilmente incorporado na estrutura do site utilizando-se um sistema gerenciador de conteúdo para organizar sua estrutura digital conforme seus objetivos comerciais.

Toda a interatividade própria do blog é facilmente conferida para as belas interfaces dos sistemas gerenciadores de sites atuais. Os Posts agora são veiculados dentro dos próprios sites, servindo de testemunhos de opiniões sobre produtos ou serviços adquiridos.

A grande vantagem do Site sobre o Blog é a independência e o caráter profissional vinculado ao domínio e ao estilo organizado das informações que passam a servir de referência permanente para seu segmento, conferindo o destaque devido ao longo de poucos anos. Tudo vai depender da inserção de conteúdo e da qualidade do mesmo.

Afinal, Blog ou Site, a qualidade da informação sempre é a verdadeira responsável pelo sucesso das empresas e profissionais que apostam na web.

O gráfico abaixo ilustra os sistemas mais utilizados atualmente no mundo.

  1. WordPress
  2. Outros
  3. Joomla
  4. Drupal
  5. Blogger

 

Blogger

O blog tem um tom mais informal, por isso recebe críticas de profissionais “tradicionais” que criticam a baixa qualidade editorial, mas o fato é que os blogs popularizaram a publicação de conteúdo na internet e vieram para ficar. O blog corporativo é uma forma das empresas manterem contato com seus clientes de uma maneira mais rápida do que o site institucional. Veja alguns exemplos de blogs corporativos:

  1. www.allineare.com.br – Blog de decoração de interiores lançado pela Marília Veiga Interiores.
  2. blog.konfide.com.br – Blog da Konfide com artigos e tendências do Marketing Digital.

Conheça o Curso de Blogs Corporativos da Konfide e assista o vídeo da Carol Terra sobre Blogs Corporativos.

 

WordPress

WordPress é uma plataforma de publicação de conteúdo que foca na estética, padrões da web e usabilidade. O WordPress atualmente é o CMS mais usado, detendo 54% do market share dos CMS neste ano. O Blog da Noah roda em WordPress.

Devido a sua popularidade e grande comunidade, foi evoluindo bastante em relação ao seu objetivo inicial – de servir como plataforma de publicação para blogs – e agora é usado no gerenciamento de sites que possuem um conteúdo bastante complexo, como revistas digitais, lojas virtuais e portais corporativos.

 

Joomla

Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo que possibilita que você construa poderosos websites e aplicativos web. Muitos aspectos, incluindo a facilidade de usar e a extensibilidade, fizeram de Joomla o software para criação de websites mais popular alguns anos atrás. Joomla é também um CMS free. Joomla tem uma infinidade de features integradas, com uma grande seleção de módulos adicionais e componentes que irão melhorar o valor do seu site e enriquecer a experiência dos usuários.

 

Drupal

Drupal é um aplicativo gratuito que permite a fácil publicação, ou então o gerenciamento e organização de uma grande variedade de conteúdo em um site. Dezenas de milhares de pessoas e organizações estão usando Drupal para rodar diferentes tipos de websites. Com Drupal você pode facilmente construir vários tipos de páginas de web – desde simples blogs até grandes comunidades online. O design do Drupal é fácil de customizar e ele vem com uma ferramenta de busca e a construção de URLs amigáveis para otimização integrados, além de ter opções para permitir discussões e um agregador de notícias.

 

Como escolher o melhor CMS?

De maneira geral, é possível fazer qualquer projeto de web com qualquer CMS.

Isso é possível devido à inovação pela qual eles foram passando e também pela adição de novas funcionalidades em todos eles. É difícil encontrar algum CMS que não possa ser personalizado com as funcionalidades mais comuns dos sites atualmente.

As perguntas que precisam ser analisado são:

  • Para o seu caso… qual deles será o melhor?
  • O quanto você conhece de cada um deles ?
  • Existem profissionais especializados na sua cidade?
  • Existe algum tipo de suporte para estes profissionais, caso necessitem ?

Qualquer um dos CMS pode resolver o seu problema, porém, o ponto que acaba sendo o mais importante é o conhecimento que se tem de cada um deles. Isso será vital para a redução do tempo necessário para a criação do CMS.

Sigo a seguinte prerrogativa. Caso o CMS seja simples e não necessite de funcionalidades difíceis de se programar ou encontrar, utilizo o WordPress. Mas, se o projeto requer mais profissionalismo, personalização e performance, utilizo o Magento ou o Joomla.

É claro que tenho mais habilidades nestes dois CMS. Isso acaba economizando muito tempo na instalação e configuração da aplicação.

 


 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X