Usuário ou programador?

USUÁRIO OU PROGRAMADOR?
 Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


.:.

A virtude de saber programar é a mais importante para os profissionais da área de desenvolvimentos de sistemas. Com o uso de algumas linguagens de programação e muita criatividade toda a realidade tecnológica que você conhece e que também desconhece foi e está continuamente sendo remodelada, evoluída.

Abstrair um conceito, resolver um problema, definir um requisito necessário, implementá-lo da forma mais simples e de menor custo operacional e humano é o sonho da habilidade dos demais profissionais de TI que apenas brincam de saberem executar este trabalho para suas equipes e clientes. É a parte mais difícil. Demanda dedicação, tempo, solidão, café e muito pouco reconhecimento, pois, nem mesmo o computador o qual irá executar zilhões de vezes aquelas linhas de código excepcionais terá condições de reconhecer o seu talento, ao menos até este momento.

Já escutei muitos dizerem que o programador é o pedreiro da área de TI. Ele é muito mais que isso. Já se perguntou se, com todo o seu conhecimento e genialidade um programador não faria outra coisa mais valorizada, admirada? Talvez, mas os bons programadores, os que tem a vocação de entender e enxergar o fluxo de dados de cada linha de código que geram, sabem que o que realmente querem é admirar-se do poder dos códigos que criam, da infinitude de possibilidades que a programação proporciona. E, com ela, vão seus pensamentos, sonhos, aspirações.

Um bom programador em JAVA, PHP ou qualquer outra linguagem já nasce com o dom ou entrega sua mocidade em dezenas de cursos realizados debruçado sobre códigos, praticando continuamente requisitos cada vez mais complexos. A maioria se encaixa na segunda opção.

Ele pensa em formato de algoritmos, tentando formas simples de resolver problemas complexos. Programar é como reconstruir uma realidade paralela, onde as regras e barreiras deste novo universo são definidas a seu critério. Tudo pode ser modelado.

Então, da próxima vez que enxergar um programador debruçado em seu teclado, analisando um pedaço de código, saiba que sua mente não está ali, limitada por aquelas paredes, sua mente, seu coração experimenta a vastidão das realizações que as novas tecnologias nos proporcionam e que ainda nos proporcionarão.

.:.
Um bom programador

Características de um bom programador:

  • Ter um bom raciocínio lógico: O programador resolve problemas utilizando código para transcrever um raciocínio lógico.
  • Ser autodidata: Cursos não irão lhe transformar em um programador. 
  • Gostar de resolver problemas: Programação é resolução de problemas com o software e do próprio funcionamento do software 
  • Saber inglês: Sem inglês o programador não tem acesso ao estado da arte dos assuntos em fase de pesquisa na internet. O Inglês facilita muito o acesso à novidades
  • Gostar de aprender: Estudar é uma rotina na vida de um programador. Ele lida com imprevistos e preciso ler, pesquisar, investigar, desvendar, duvidar… para se manter tranquilo diante de uma falha

 Existem outras características muito importantes para um programador:

  • Ser paciente, perseverante, persistente;
  • Ser disciplinado;
  • Ter bom nível de concentração
  • Ser consciente e investigativo
  • Ter disposição para aprender, mesmo não sendo assunto de sua área
  • Prezar pela perfeição;
  • Ter bons conselheiros. Programadores mais avançados que sejam amigos;
  • Excelente raciocínio lógico
Programadores gostam de pensar em soluções melhores para os problemas existentes. Gostam de saber como as coisas funcionam. Muitas vezes entendem outras áreas como se fossem a sua.

É claro, existem outras áreas para se atuar. Porém, ninguém saberá tão bem como uma aplicação funciona, quer seja um analista de banco de dados, web design, de segurança e redes, de manutenção de hardware….

.:.

Como ser um programador?

Não há necessidade obrigatória de cursos. Basta ter o dom de ver a frente…  a solução que ainda não existe, o problema que ainda não é grave.

 .:.

Ética Profissional 

Programadores trabalham com informações sigilosas, segredos de mercado… Cuidado! você poderá ser tentado à corromper-se e vender sua alma.

.:.

Outros cuidados importantes

A concentração é uma das virtudes mais importantes dos grandes profissionais e, certamente, para um bom programador. Se precisar de ajuda para manter-se “ligado”, procure não utilizar estimulantes que o tornem dependentes.

A complexidade é apenas um desafio. Bem vindo ao mundo do PROGRAMADOR! Se você ainda está interessado, certamente você carrega um grande potencial.

 .:.

botao_orcamento


 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X