Web Design ou Editor Gráfico?

Editoração Gráfica / Web Design
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. Marketing Digital .:. www.furtadoleite.com.br


Edição e Publicação de Conteúdo Digital para WebSites

Boa parte dos jornais, revistas e propagandas passaram a ter sua versão digital publicada na web. Com esta tendência, fica sensível a maior necessidade de webdesigners para criar, diagramar e formatar todo esse volume de conteúdo multimídia. Pode ser um simples folder, jornal, e-book ou revista. Tudo passa pela mão do webdesigner, que procura embutir a identidade visual da empresa em todas estas mídias para bem identificá-las, torná-las mais interessante e agregar valor ao conteúdo, deixando tudo mais interessante e fácil de assimilar.

Serviço de artefinalização para impressos e produção de propaganda digital é uma constante para quem desenvolve sistemas web. Afinal, estes mesmos sistemas gerenciam informações multimídia que precisam ser bem produzidas, editadas, para que seu conteúdo se torne atrativo e interessante ao internauta.

Pode-se dizer que um dos segredos de um site de sucesso é a qualidade do conteúdo que o mesmo oferece.

Muitas empresas desenvolvem suas mídias publicitárias baseadas em sua identidade visual. São estratégias de conteúdo subliminar para que os clientes sintam-se mais interessados nas novidades.

Caso você precise produzir conteúdo digitais, tais como:

  • Revistas on-line,
  • jornais digitais,
  • e-books
  • flyers
  • E-mails publicitários
  • informativo, etc

Existe uma solução com um ótimo custo-benefício para a sua necessidade. Entre em contato. Saiba como melhorar seu conteúdo digital sem grandes investimentos! 


A Editoração Eletrônica de ontem é o WebDesign de hoje.

A editoração Eletrônica trata de uma vasta quantidade de atividades na área de informática. Atualmente a Editoração Eletrônica é uma palavra genérica que resume um conjunto de atividades. O principal profissional que se imagina quando o assunto é editoração eletrônica é o “Diagramador” ou o “Editor Gráfico”. Muitas vezes estes profissionais são multi-tarefas… verdadeiros mil e uma utilidades, pois sua experiência abrange muitos segmentos / atividades no processo da comunicação visual.

Uma pergunta muito comum entre os interessados no assuntos é: qual a diferença entre um Redator / Editor / Editor de Redação, um Web Designer, um Designer Gráfico (digital) e um Diagramador ? 

R: Basta raciocinar da seguinte forma: 

  • O Redator / Editor / Editor de Redação, providencia a disponibilização de conteúdos produzidos por ele ou por outros autores, revisa artigos e organiza o conteúdo a ser “layoutado”, auxiliando os diagramadores na identificação do foco do conteúdo a ser realçado.
  • O Editor Gráfico utiliza-se do material selecionado ou produzido pelo Redator / Editor / Editor de Redação ou por autores terceiros.
  • O Web Designer é mais voltado para artes gráficas / layouts para sites ou demais ambientes virtuais da Internet. Obs.: Nem sempre entende muito do processo de fechamento de arquivo, acabamento e impressão das mídias impressas.
  • O Diagramador é o profissional mais voltado para a disposição de textos e imagens para mídias impressas. Geralmente entende bastante do processo de layout final envolvendo textos, fechamento de arquivo, acabamento e impressão das mídias. Também possui mais habilidades e conhecimento em programas para diagramação de folders, Jornais, Revistas,… tal como o Adobe Indesign.
  • O Designer Gráfico pode trabalhar em outras áreas, projetando objetos, ambientes ou produtos industriais…. costuma habilitar-se para desenvolver todas as atividades dos demais. Ou seja, é uma forma genérica para se identificar o profissional com todas as habilidades necessárias para possibilitar a produção e a apresentação de mídias digitais ou impressas. (Geralmente possui conhecimentos em programas CAD para animação gráfica em 3D) Obs.: Costuma ter habilidades artísticas como o desenho digital (mesa digitalizadora) e possui mais tempo de experiência. Geralmente é o elo de ligação entre a Direção, o Editor da Redação e o restante da equipe.  

A principal tarefa de um Diagramador é dispor o conteúdo do editorial recebido (Textos e imagens) de forma a realçar os pontos importantes do artigo / publicação e tornar o conteúdo mais atrativo para o leitor, permitindo uma maior compreensão e satisfação por parte dos leitores. (Revista, Jornal, Livro, folders, …).

.:.
Um bom Designer

Um bom Designer Gráfico deve saber trabalhar com determinados programas que são considerados principais dentre a gama de programas existentes. São eles: 

  1. Adobe Indesign (PC ou MAC) — Programa mais apropriado para a criação de layouts (posicionamento apropriado de de textos e imagens, animações… )
  2. Adobe Photo Shop (PC ou MAC) — Um dos programas mais antigos e completos do mercado. Serve principalmente para editoração e aplicação de efeitos gráficos em imagens
  3. Adobe Flash — Utilizado para a produção de animações, sites com efeitos em Flash (para a produção de mídias digitais em formato apropriado)
  4. Adobe DreamWeaver — Permite criar, receber e aproveitar melhor os recursos já disponíveis e reutilizáveis de outras tecnologias tais como: Javascript, php, Ajax, consulta a banco de dados MySQL 
  5. Word ou NotePad da Microsoft — O mais utilizado por ser encontrado no mercado e nos sistemas operacionais por muito tempo. Permite receber e converter rapidamente textos e Macros de formatação para outros programas 

São muitos os profissionais que compõem uma equipe de redação. Estes profissionais são dedicados a criar em parceria os visuais de todos os novos produtos e ambientes digitais da internet ou de algum tipo de mídia impressa. Dentre os principais componentes de uma equipe de redação estão: 

  • Diretor de Redação
  • Editor ou Jornalista responsável pelo editorial
  • Corretor Ortográfico 
  • Ilustrador, Desenhista / Desenhista Industrial ou Cartunista
  • Publicitário
  • Web Designer / Editor Gráfico ou Diagramador

Quando o conteúdo do editorial é convertido para livros, áudios, vídeos, ainda somam-se os profissionais de Edição de áudio e vídeo, além dos profissionais que interagem com as fontes de notícia para produzir vídeos, entrevistas gravadas, etc.

Obs.: O Designer Gráfico ou Diagramador termina por ser o profissional chave para que os trabalhos dos demais sejam concatenados e os prazos sejam respeitados. Qualquer falha ortográfica ou de conteúdo, acaba por levar direta ou indiretamente a responsabilidade, justamente porque tudo passa por suas mãos. 

Se você quer ser um Editor Gráfico ou quer contratar estes serviços, aproveite para conhecer alguns exemplos de editoriais e Layouts gráficos do portfolio do autor. Uma das grandes fontes de aprendizado acaba sendo outros profissionais com disposição de partilhar suas técnicas e conhecimentos. 

.:.
Criação de Sites | Furtado Leite | Florianópolis - SC


Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X