Agência Digital
A nova face da publicidade


Você sabe o que é uma Agência Digital e quais serviços ela presta?

Uma agência web ou digital é uma empresa especializada em prestação de serviços na área de Marketing e Desenvolvimento Web, especializada em produtos voltados para a internet.

Esses produtos e serviços vão dos mais comuns, como a criação e atualização de websites, e-mail marketing e HotSites, aos mais especializados, como banner advertising, otimização para motores de busca e desenvolvimento de podcasts e web widgets.

Estas empresas normalmente reúnem equipes de profissionais com competências distintas, tais como: programadores, webdesigners, Analistas de Sistemas, sendo capazes de entregar soluções diversificadas e complexas.

Embora se utilize o termo “agência”, comummente associado a publicidade, estas agências diferem das agências tradicionais por terem seus produtos e serviços direcionados a resultados obtidos junto a Internet. Raramente prestam serviços offline.

Durante muito tempo os serviços mais comuns oferecidos pelas agências digitais estiveram relacionados ao que o mercado chama de Presença Web. Dentre estes itens podemos listar: site, páginas e perfis em mídias sociais, loja online, etc.  

Na medida que essas necessidades básicas vão sendo atendidas, as empresas passam a demandar serviços mais sofisticados relacionados à gestão do Marketing Digital. Veja a gravura abaixo com essa hierarquia de necessidades.

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Essa “subida de patamar” tem o potencial de influenciar em muito o futuro do seu negócio em curto prazo, porém muitas vezes é difícil para o empreendedor saber mensurar e avaliar as ofertas de serviços das agências existentes. Então, seguem algumas dicas relacionadas ao que sua empresa pode esperar e procurar no trabalho destes profissionais.

 

Atração de tráfego qualificado

Mesmo sabendo que sua empresa já tem um site e, talvez, um blog, talvez isso não seja o suficiente para trazer tráfego qualificado para o seu negócio. Internautas com verdadeiro perfil de consumo para o seu negócio.

A agência irá desenvolver um Marketing Digital que ajudará na revisão do conteúdo que costuma ser publicado. Será redefinida a persona e o público alvo aos quais se desejam captar. 

Todo este conteúdo, com foco no seu público alvo, deve ser orientado às palavras chave do seu negócio. Deve haver uma otimização dos textos para posterior indexação em buscadores, como o Google. Isso vai facilitar a construção de um bom posicionamento orgânico, um tipo de posicionamento que não exige pagamento para impulsionar visitas. 

Para o aumento de tráfego é importante a promoção deste mesmo conteúdo via mídias sociais. A agência deve ajudar a identificar quais redes sociais são as mais importantes para o seu negócio e programar a relação de publicações para cada uma destas.

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Geração de Leads

É importante saber quem são as pessoas que estão acessando os ambientes digitais e esquentar este relacionamento inicial para convertê-los em vendas. As conhecidas métricas de vaidade, como curtidas e seguidores, mas, nada é mais importante do que os resultados efetivos. VENDAS.

Basicamente, no momento em que se captura alguma informação chave para o negócio, como por exemplo e-mail e mais alguns dados do perfil do visitante, nasce uma oportunidade de negócio, um Lead. Estas listas de pessoas que, voluntariamente, demonstraram interesse no conteúdo publicado e nos produtos da empresa são o foco de todo este trabalho inicial.

A agência deve ajudar a garantir que a página de captura, ou Landing Page, tenha textos e imagens bem atrativas para que o visitante sinta-se instigado a baixar a oferta e deixar os seus dados como moeda de troca inicial. Opções em excesso devem ser evitadas para não atrapalhar o foco da atenção do visitante e a efetivação da conversão.

A agência deve trabalhar o estudo de alguma oferta relevante ao seu público alvo, como um e-Book, Webinar, algum info-produto atrativo. Esta oferta será como uma isca pronta para a captura dos dados importantes sobre este público interessado.

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E-mail Marketing efetivo

O Email Marketing deve ser trabalhado de forma inteligente. O lado obscuro do E-mail Marketing tem relação direta com algumas empresas insistirem em compra de listas de e-mails ou envio de SPAM. Disparos aleatórios como estes fazem as taxas de abertura e conversão tenderem ao mínimo de retorno. O disparo mais efetivo de e-mails é realizado para aqueles que já possuem algum relacionamento com o seu negócio, os seus Leads.

Se um Lead entrou agora na sua lista, seu relacionamento pode ser sutil. Se outro Lead já converteu ofertas diversas da sua empresa, pode ser o momento de abordá-lo com algo mais voltado para venda. A agência tem participação na construção destas campanhas de E-mail Marketing efetivas para diferentes estágios do relacionamento empresa x cliente.

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Análise das principais métricas do negócio

Para traçar novas estratégias de ação, é importante analisarmos os dados gerados pelas etapas e serviços efetivados. O Marketing Digital possibilita uma boa análises de dados. Acompanhe algumas métricas:

  • Volume de visitas por mês
  • Leads gerados
  • Fontes de tráfego com melhor conversão em Leads
  • Custo por Lead
  • Retorno sobre investimento

Estas são algumas métricas importantes que em algum momento farão parte das análises apresentadas pela agência de Marketing Digital à empresa que a contrata. Serão estas informações que definirão o valor e a qualidade dos serviços prestados pela agência contratada.

Procure trabalhar com Agências que apresentem resultados palpáveis, tais como: Relatório de crescimento de vendas dos seus clientes, Relatórios do Google Analytics, Testemunhos positivos de clientes… É uma forma mais segura de garantir que seu capital investido será bem recompensado!

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