Aplicativos para Celulares
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br .:. Marketing Digital


Desenvolvemos aplicações para aparelhos mobiles nas plataformas Android e MAC. Entenda um pouco mais sobre os benefícios em desenvolver um aplicativo mobile exclusivo para a sua empresa.

O Brasil vai superar a marca de 40 milhões de smartphones (celulares com capacidade de executar um aplicativo para celular). Como usuários, somos excelentes comentaristas sobre a qualidade dos aplicativos que usamos, já como empreendedores temos dúvidas em como utilizar as tecnologias mobile para gerar valor para os negócios.

As dúvidas são muitas: Como criar um aplicativo? Como garantir a qualidade do aplicativo móvel? Como contratar uma fábrica de app e ter um projeto bem sucedido? É preciso entender um pouco do processo de construção de aplicativos para celular para acertar na contratação do desenvolvedor.


Aplicativos para Mobiles

Aplicativos móveis são programas desenvolvidos especialmente para tablets /smartphones. Através deles podemos utilizar o máximo destas novas tecnologias e entregar um serviço prático e simples de se utilizar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Algumas vantagens dos aplicativos mobile:

  • Possibilidade de identificar a localização do usuário, utilizando recursos comuns como o GPS, para oferecer uma informação mais precisa e relevante.
  • Manter o usuário em constante contato com o seu serviço e sua marca, pelo fato de ter o ícone do seu aplicativo mobile instalado e sempre disponível no aparelho.
  • A interface do aplicativo é otimizada para facilitar o uso através da tecnologia touchscreen disponível nos smartphones e tablets. Com isso a utilização de um aplicativo se torna mais simples, agradável e intuitiva do que navegar em uma página da web.


Tendências de Mercado

Para começar um aplicativo para smartphone é um software, tem as mesmas dificuldades e desafios. Como todo software, é preciso pensar no projeto de construção e no processo de evolução, ou seja, na manutenção, que vai garantir as correções, melhorias e atualizações necessárias para acompanhar a evolução de todo ecossistema. O ecossistema engloba algumas variações, como dispositivos (Apple Iphone, Apple Ipad, Samsung Galaxy, Motorola, Nokia, etc) e sistemas operacionais (IOS, Android, Windows Mobile, Symbiam, etc). Cada aparelho tem capacidade para um determinado sistema operacional. E são as variações de sistemas operacionais que tornam os aplicativos móveis um grande desafio para os desenvolvedores de apps, e para as empresas em criarem projetos bem sucedidos.

É possível ensaiar suas primeiras experiências com aplicativos móveis utilizando construtores de versões gratuitas nos seguintes servidores:

Você também pode adaptar seu webSite atual para acesso via mobile através dos serviços gratuitos no seguinte endereço eletrônico:

 Veja como ficou o Portal www.furtadoleite.com.br adaptado para acesso por mobile! Acesse através do seu smartphone.

Para cada sistema operacional de smartphone ou tablet existe uma plataforma específica para desenvolvimento, então podemos dizer que um aplicativo compatível para Android e Iphone foi construído duas vezes, em tecnologias distintas. Para reduzir este esforço foram criadas as plataformas de desenvolvimento “cross platform”, cujo objetivo é eliminar este retrabalho.

É um excelente negócio, e estas ferramentas devem conquistar o mercado nos próximos anos. Ainda há aproximadamente 20% de código repetido para cada sistema operacional, dependendo dos requisitos do projeto.

A ferramenta avaliada neste artigo é o Titanium da plataforma Appcelerator, que segundo o Gartner (uma das principais fontes de pesquisa em tecnologia do mundo) é a ferramenta mais inovadora do mercado atual. Poucos a utilizam no Brasil, pois quem aprendeu há alguns anos atrás a trabalhar nas plataformas de cada sistema operacional, tem um novo custo de aprendizado que não é fácil de ser absorvido. O que isto tem a ver com seu projeto? O custo e prazo do projeto de criação do seu aplicativo, manutenção e evolução.

Alguns passos para quem vai contratar uma fábrica de apps:

1. Especifique sua principal meta: captar leads (contatos), gerar vendas, fortalecer a marca, encantar seus clientes, diferenciar da concorrência. Assim ficará mais fácil cobrar os resultados esperados, e dar maior foco para alguns recursos na contratação.

2. Se seu aplicativo vai rodar em múltiplas plataformas (IOS, Android, etc), deixe isto claro na contratação, e entenda o que isto representa na composição do custo.

3. Faça um pré orçamento do custo para evoluir o app para outras plataformas. Por exemplo, Windows mobile, após a compra da Nokia pela Microsoft há uma expectativa de crescimento. Quanto esta evolução vai lhe custar considerando as tecnologias empregadas?

4. Compare as tecnologias utilizadas pelas empresas que participaram do orçamento. Mesmo que você não tenha conhecimentos técnicos, peça para que cada um defenda suas preferências, e se necessário, converse posteriormente com algum especialista neutro. Pondere os resultados e decida baseado sempre na tecnologia gratuita e de amplo uso pelo mercado.

5. Seu projeto é apenas o início. A manutenção precisa ser contratada junto com o projeto, seu aplicativo precisa evoluir para se manter atualizado e gerar os resultados esperados. Se seu fornecedor de tecnologia não considera esta necessidade, desconfie.

6. Criar os aplicativos Iphone e Android são pré-requisitos básicos. Sugiro não iniciar um projeto sem prever ao menos estes dois mercados. Muitos empreendedores pensam no seu grupo de amigos e na sua própria preferência.

7. A qualidade do design e da usabilidade pode fazer a diferença. Pense nos aplicativos que já baixou com a mesma finalidade, no final, é apenas um que você escolhe como seu favorito.

8. O seu aplicativo também pode ter a capacidade para rodar no “navegador” do smartphone, assim como um site. Isto é chamado de web-app. A vantagem desta versão é que não depende de sistema operacional, uma única versão roda em todas. A desvantagem está na velocidade de processo e de recursos. Neste caso não há instalação, o cliente não vai baixar da Apple Store ou Google Play, vai apenas executar um “link”, da mesma forma que faz com um website. Concluindo, seria interessante conseguir considerar o desenvolvimento para Iphone, Android e web-app. Creio ser esta a tendência dominante de mercado, pois perde-se um pouco em velocidade de acesso mas ganha-se em facilidade de utilização. Basta acessar seu navegador pela conexão do celular.

9. Veja se todos os custos estão inclusos, como a publicação na App store, por exemplo.

10. Não tenha medo de inovar. Já pensou por exemplo em criar um jogo para celular? Um aplicativo com serviço de informação? Ou mesmo uma simples calculadora com algum recurso adicional para atender seus principais clientes?

Pense no seu projeto de desenvolvimento de aplicativo para celular como investimento, uma estratégia de marketing, vendas e serviço. Se for bem planejado o retorno está garantido, pois a tendência de crescimento de usuários é muito expressiva para os próximos anos.

O Smartphone é prático e funcional. O seu uso é mais do que uma questão de puro gosto. Criar aplicativos para Iphone ou um Android Apps é o ponto de partida necessário para você entender o mercado e evoluir futuramente para outras plataformas e acrescentar recursos ao seu projeto.

Veja também o artigo A Internet das Coisas

Espero que tenha apreciado o conteúdo!
.:.


Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X