Cuidados na Criação de Sites

Criação de Sites em Florianópolis
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


Ao acompanhar este artigo você será capaz de compreender critérios de qualidade aplicados ao desenvolvimento / criação de Sites que lhe permitirá decidir de forma lógica e segura quais características e atributos devem ser relevados em uma avaliação orçamentária de prestação de serviço de criação e desenvolvimento de um Sistema de WebSite de nível profissional. Santa Catarina é o 3º pólo de informática do Brasil e conta com empresas e profissionais de excelência. Porém, existem certos cuidados a se tomar.

Há centenas, talvez milhares de empresas e profissionais liberais capazes de desenvolver sites dentro dos arredores da Grande Florianópolis, não é verdade? Levando-se em consideração o fator geográfico (cada vez menos relevante neste domínio de negócio) vamos ajudar a você analisar friamente quais requisitos você deve relevar quando estiver decidindo qual empresa ou profissional Analista de Sistemas ou da área de TI escolher para desenvolver o seu importante Projeto Web.

Vamos tratar dos prós e contras, fatores positivos e negativos das tecnologias disponíveis e tratar de problemáticas comuns aos Projetos Web e a prestação de serviço contínuo que os mesmos geram.

O objetivo deste artigo é esclarecer ao futuro cliente as questões e pontos que precisam ser abordados no momento do orçamento para que não haja dúvidas nem imprevistos na hora da publicação do Sistema.

 

.:.

Atributos Comercias e de Atendimento

Garantia de Idoneidade: Procure saber se o seu fornecedor de serviço possui clientes satisfeitos. Fale com eles e aproveite para sondar se a empresa ou profissional responde a algum processo na justiça. Basta acessar o site do Tribunal de Justiça e entrar com o CNPJ ou Razão Social da mesma. Investigue também se há endereço físico para o atendimento. Um endereço físico é sinal de estabilidade, porém estes custos acabam impactando nos custos do Projeto os quais você assumira diretamente. 

Garantia de Entrega de Projeto: Investigue os projetos listados em portfolio no site da empresa / profissional. Entre em contato com os proprietários e confirme se o Projeto foi entregue dentro do prazo combinado e se estão satisfeitos com o serviço contratado.  

Grau de Dependência Tecnológica: Descubra se a estrutura da empresa ou profissional terceiriza algum serviço ou produto que está oferecendo. Isso pode comprometer a qualidade dos serviços contratados a curto ou médio prazo. 

Grau de Dependência Técnica: Descubra se a a equipe de desenvolvimento é fixa e se está envolvida permanentemente com os projetos da empresa. Identifique os vínculos e as pessoas que farão parte efetiva do projeto que está contratando. É comum encontrarmos normalmente um Programador, um Designer de Interfaces e um Analista de Sistemas chefe de equipe que muitas vezes coordena a equipe de desenvolvimento e a equipe de suporte. Lembre-se sempre que o número destes profissionais também tende a impactar no valor cobrado pelos Projetos. 

Garantia da estabilidade Comercial: Descubra há quanto tempo a empresa ou profissional está exercendo estas atividades e se ocupa imóvel com endereço fixo, procure descobrir se é próprio ou se é um contrato de locação. Isso é um bom indício de saúde financeira. 

Garantia de Regularização Fiscal: Verifique se a empresa costuma emitir Nota Fiscal sobre os Projetos que executa e se o valor ainda fica compatível com o seu orçamento. Em geral a emissão de Nota Fiscal onera em pelo menos 8% do valor do Projeto, porém, conforme seja a importância que este Sistema terá no processo é aconselhável optar pela garantia extra da nota fiscal de serviço. 

Grau de adequação orçamentária oferecido: Neste quesito quase todos os prestadores de serviço permitem uma boa adequação das funcionalidades (personalização) e do orçamento do Projeto. Empresas maiores costumam ter produtos pré-definidos para reduzir os custos de projeto, realizando apenas pequenas adaptações para o seu uso.

Fique atento se necessita realmente das funcionalidades oferecidas. Fique atento também com a cobrança de juros extras, caso precise parcelar o valor do projeto em mais vezes. Procure deixar claro que não está disposto a assumir mais custos e precisa de uma condição de pagamento facilitada.

Opte por pagamentos através de parcelas fixas cobradas através de boleto bancário. Isso irá garantir que se algo deixar de funcionar adequadamente você poderá postergar o pagamento até que a questão se esclareça lhe dando muito mais segurança na negociação. Procure optar por pagamentos no modelo 50% no ato da contratação e 50% na entrega do Projeto. Tal modelo costuma ser bom para ambas as partes. 

 

.:.

Atributos Técnicos Funcionais de Projeto

Garantia de competência e bom funcionamento do serviço: Acesse novamente os sites de projetos anteriores efetivados pela entidade, verifique se realmente foram concebidos pela instituição a ser contratada e teste se os recursos e funcionalidades estão funcionando corretamente. Isso permite avaliar a qualidade de serviço que você provavelmente terá antes de precisar comprometer-se com pagamentos.

Dica: Procure ver se há grau de parentesco entre o contratante e a contratada. Em boa parte dos casos existe uma preferência amiga ou familiar que muitas vezes mascara os verdadeiros motivos qualitativos que deveriam nortear a transação comercial. 

Definição da metodologia de desenvolvimento do Projeto: Existem várias metodologias para o desenvolvimento de Projetos de Softwares. Opte pelo modelo de melhor custo benefício da atualidade.

O SaaS (Sistema como Serviço), tem foco na funcionalidade do Projeto e na sua satisfação, entendendo que o serviço contratado deve ser de qualidade e deve atender às suas necessidades e expectativas. Uma evolução na concepção dos Projetos de Softwares que garante a você mais segurança em receber o que espera e satisfação na utilização dos serviços contratados. Nada funciona isoladamente e tudo depende de uma interação humana que influenciará no nível de qualidade total do produto ou serviço. 

Grau de adequação do projeto: Procure garantir que a contratada é capaz de implementar as funcionalidades (requisitos) necessários ao Projeto e que ele seja único e objetivo, evitando o risco de estar comprando uma cópia oferecida a todos os clientes, com apenas pequenas alterações estéticas. Este é um ponto a se considerar quando o seu site ou negócio precisa da máxima diferenciação de mercado possível.

Opte por projetos únicos! Procure conhecer a equipe de desenvolvimento para firmar um comprometimento direto com sua satisfação. Projetos de qualidade pedem no mínimo umas três reuniões para a resolução das etapas mais importantes do desenvolvimento. 

Definição da ferramenta de gerenciamento (CMS) ou das tecnologias que serão utilizadas: Fiz questão de listar este item entre os atributos técnicos de Projeto pois é o que mais impacta sobre a qualidade total do sistema e sua interatividade com o público e com os usuários.

Tecnologias de gerenciadores como JOOMLA, MAGENTO e o conhecido de todos, o WORDPRESS permitiram baixar muito o custo dos Projetos, mantendo a qualidade em patamares profissionais. Posso dizer que projetos baseados em WORDPRESS estão ganhando o mercado porque atendem melhor às necessidades dos clientes: preço, prazo e fácil gerenciamento e utilização.

Enquanto algumas empresas continuam produzindo “caixas pretas” em seus projetos, onde ninguém mais entende como aquilo funciona, hoje você tem a opção de procurar desenvolvedores capaz de utilizar soluções amplamente conhecidas que lhe trará uma interface muito mais amigável e preços mais humanos. 

Nível de Depreciação Tecnológico: Este é um quesito difícil de ser analisado por usuários comuns, visto que é preciso entender sobre as tendências tecnológicas que estão ocorrendo no mercado mundial.

É fato que se você optar por uma tecnologia em ascensão será possível manter seu sistema em funcionamento por mais tempo e reduzir seus custos de manutenção mais baixos. A vida útil de um Sistema Web varia em função desta escolha.

Você pode ser obrigado a reprojetar seu sistema em 4 anos ou conseguir estender sua utilização e compatibilidade de forma rentável por 8 a 10 anos, o que eu chamaria de um secesso de Projeto, visto que grande parte das pessoas acabam jogando fora seus WebSites e começando tudo do zero em menos de 2 anos de atividades. Abra os olhos neste ponto. Ele impactará seriamente em seus resultados futuros. 

Definição dos Prazos de Entrega do Sistema (Publicação): Este quesito resume o grau de organização e competência da equipe de Projeto e um pouco da objetividade e clareza com que você e esta equipe interagem. Procure garantias em contrato que lhe segurança quanto ao cumprimento das datas de reuniões e prazo final de entrega do Sistema. Acompanhe de perto a progressão do desenvolvimento. Se ninguém pergunta nada, desconfie de que algo de efetivo esteja sendo feito.

Procure eleger um Stakeholder (pessoa de confiança com conhecimentos em informática) para auxilá-lo nas reuniões de Projeto para cobrar e testar a correta implementação e funcionalidade dos requisitos. ISSO É FUNDAMENTAL! É aí que a grande maioria peca e confia que está recebendo o que pediu. 

Grau de Compatibilidade (Responsividade) com Navegadores e aparelhos Mobiles: Um fator muitíssimo importante a ser considerado é garantir que o seu Projeto de Sistema Web seja bem visualizado em todos os navegadores (browsers) e em todas as marcas e modelos de aparelhos do mercado. Isso é muito difícil de conseguir.

Uma forma de identificar os bons projetos e interfaces modernas é justamente o cumprimento deste quesito, permitindo a visualização correta do Site em 99% dos Navegadores e aparelhos. Preocupe-se principalmente com os aparelhos baseados em sistema Android e iOS da Apple e os navegadores mais utilizados: Google Chrome, Mozila Fire Fox e Internet Explorer. 

Garantia de Velocidade de Acesso: Para você se mostrar competitivo o seu Projeto de WebSite deve garantir a abertura de sua página INDEX principal em menos de 7 segundos. Temos superiores a este passam ao mercado uma experiência cada vez mais negativa, chegando a ser uma anti-propaganda para o seu negócio. Uma vez mais, verifique o tempo de abertura do site da empresa / profissional a contratar e observe quanto tempo ele demora para carregar.

No Navegador Chrome é possível contar o tempo de resposta do PING quando a animação da roda estiver girando para a esquerda e o tempo real de carregamento quando estiver girando para a direita. É claro que isto dependerá de sua conexão com a internet e da proximidade que você estará do servidor da empresa. Porém, se você possui uma conexão de 1 a 2 Mbps, procure contar os segundos até o carregamento completo do Site. Caso exceda os 12 segundos, desconfie da competência desta equipe. Toda boa Softwarehouse preocupa-se com isso.  

Garantia de Segurança: Se o seu Projeto de Sistema trabalhará com uma missão de risco e informações mais sigilosas, procure saber qual nível de segurança você poderá contar. Procure um CMS menos difundido e mais elitizado, opte por criptografar o acesso ao painel administrativo e criar condições programacionais específicas de acesso às áreas restritas para dificultar o entendimento da lógica por hacker mau intencionados ou mecanismos automáticos que varrem a rede em busca de falhas de segurança.

As medidas de segurança quase sempre encarecem os projetos e reduzem o tempo de acesso das páginas, mas, em missões críticas, tais medidas precisam ser implementadas. Dica: Restrinja o acesso da área administrativa a pessoas de extrema confiança. A maior falha na segurança de um sistema ocorre de dentro para fora. Um usuário com acesso administrativo acaba sabotando o sistema ou causando a sua vulnerabilidade conscientemente ou inconscientemente.  

.:.

Atributos Técnicos Funcionais de Suporte

Qualidade e quantidade dos canais de comunicação: Após a publicação do Sistema começa o período de suporte, onde alguns problemas tendem a aparecer, advindos principalmente da adequação à ferramenta e à metodologia de trabalho modificada pela automatização promovida pelo sistema.

Verifique a facilidade com que você consegue a ajuda e o apoio presencial ou remoto por parte da equipe de suporte e quais canais de conversação estão disponíveis a você para interagir com eles. Certifique-se que haja um número de telefone / celular, um formulário de contato por e-mail, um endereço fixo, um sistema de chat on-line, uma conta de hangout ou um sistema de acesso remoto disponibilizados para prestação do suporte.

Marque o tempo de resposta às suas solicitações e o tempo que demoraram para atendê-lo até resolver o problema. Esta é a métrica perfeita para mensurar a qualidade de um suporte. 

Treinamento do pessoal (usuários): É claro que você terá problemas se não souber usar corretamente o Sistema que adquiriu. Por isso é de extrema importância o treinamento funcional, caso opte por administrar os recursos do seu próprio site. Procure confirmar se este período é suficiente (em média 30 dias) e garante o treinamento dos elementos chave da sua equipe para exercer a correta utilização do Sistema.

.:.

Atributos de Qualidade – Serviços Adicionais

Registro de Domínios: Aproveite para repassar as questões burocráticas para a alçada da contratada na questão do registro do domínio por você escolhido. Deixe que se encarreguem com o registro, mas, tome cuidado para garantir que este domínio fique em seu nome e não na propriedade da empresa / profissional.

É necessário que você o informe seus dados pessoais, tais como: Nome, endereço, RG, CPF e Contatos para cadastrá-lo no Registro.br, caso o domínio seja (.br) ou em algum servidor de registro internacional (.com). Desta forma você garante a propriedade do Site e de seu domínio, além de maior dependência da estrutura da contratante, caso alguma adversidade futura aconteça.

Se o seu negócio gira um volume de capital expressivo, recomendo registrar o domínio nacional e internacional para evitar problemas futuros com outras empresas. 

Hospedagem de Sistemas: A hospedagem de Sites é uma atividade comum atualmente. Qualquer um pode oferecer este serviço. O problema está na qualidade do servidor contratado e na administração dos seus recursos de forma competente. Como você mesmo sabe, a maioria dos problemas são de origem administrativa.

Se você contratar um serviço de hospedagem certifique-se da disponibilidade de recursos tais como: contas de e-mail, ftp, espaço em disco, localização do servidor, qualidade dos seus serviços, segurança contra vírus e SPANs, backup de sistema e base de dados e que se encarregará de garantir o seu correto funcionamento para você. Por isso, procure ver se a taxa de hospedagem cobrada é compatível com a qualidade desta administração necessária garantindo a segurança de todo o seu negócio. 

Manutenção preventiva: A manutenção preventiva precisa ser realmente feita e não maquiada. A prestadora realmente deve acessar o sistema e acompanhar os relatórios do servidor de hospedagem e ler os logs de aviso para entender possíveis falhas ou mau funcionamento de componentes.

A manutenção preventiva geralmente está inclusa no serviço de Hospedagem e Suporte básico. Por isso, Opte por valores compatíveis com a qualidade do serviço que você necessita.

Se você tem um comércio eletrônico, é questão de segurança pagar suportes básicos entre R$ 100,00 e R$ 500,00 que garantam o funcionamento contínuo do seu comércio digital. Faça as contas. Quanto você perderia se tiver que DESCOBRIR sozinho onde está o “BUG” e ficar com o sistema off-line por tempo indeterminado? Pese sobre estes fatores. É melhor contar com a confiança de uma equipe de apoio.

Sistemas Web são como carros. Precisam de reparos para continuarem em pleno funcionamento. Até porque a Internet é mudança contínua e força a todos os sistemas que se ajustem às inovações e necessidades de mercado.  

Manutenção Corretiva: Este tipo de manutenção geralmente é derivada de erros cometidos em projeto ou mudanças de planos ou necessidades por parte do cliente.

Para evitar maiores transtornos com retrabalho e contas extras, na entrega ou publicação do Sistema deve-se contratar um período de três a seis meses de manutenção para que problemas desta natureza e acertos de detalhes possam ser realizados da melhor forma possível. Guarde bem o arquivo ou a cópia do contrato com os requisitos orçados listados. Ele é a sua segurança quanto a falhas futuras em seu site.    

Publicação de Conteúdo: A publicação de conteúdo é basicamente o serviço de criação e veiculação de informação nas áreas, plugins e componentes instalados no Sistema do Web Site através da área administrativa. O cliente pode ou não optar em assumir esta função conforme seja o volume destas informações e o número de acessos que o site receba diariamente. Geralmente sites com comércio eletrônico e com elevado número de visitantes necessita cuidado na hora de publicar conteúdo.

O fato mais comum é o usuário pouco preparado veicular conteúdo de forma inapropriada ou mídias / imagens em tamanho superior ao recomendado, tornando vagarosa a abertura das páginas e ao longo do tempo, condenando os internautas a esperar pacientemente para acessar suas informações. Isso é o fim do seu comércio. Então, se você não entende muito de gerenciadores de conteúdo, nem de técnicas de edição de images e editoração gráfica, é preferível que destine esta responsabilidade para a equipe de manutenção e suporte do empresa contratada. Não esqueça de incluir estes custos de manutenção permanente em seu orçamento ou treine uma boa equipe para assumir com perfeição esta tarefa.

Atualização de Sistema: Todo sistema sofre atualizações e aprimoramento de código para tornar-se mais resistente e moderno com o passar do tempo. Verifique se a empresa contratada irá assumir esta tarefa, mantendo o seu sistema atualizado. Isso o livrará de ataques, vírus e manterá seus recursos como base de dados, plugins e componentes sempre otimizados. Geralmente este serviço está incluso no contrato de manutenção e suporte básico mensal.

Implantação de outros requisitos: Com o passar do tempo vão surgindo outras necessidades que exigem adequações do código, funcionalidades e mudanças de posicionamento de componentes na interface. Esta adequação pode sair caso caso você não tenha escolhido uma ferramenta de gerenciamento de fácil agregação de funcionalidades. Caso você tenha escolhido CMSs da classe do WordPress provavelmente este trabalho sairá bem barato e pode até ser considerado como parte da manutenção mensal que decidir acertar com a empresa.

Produção de Campanhas Digitais: Produzir uma campanha digital exige muito “knowhow” no assunto. Muitas empresas oferecem este serviço mas suas campanhas acabam se resumindo a mandar um e-mail bem preparado para uma lista de e-mails de prospects. Uma campanha digital eficiente requer: estratégia definida, definição do público alvo, uso de vários canais publicitários, parcerias, requer promoções em sites de afiliados, anúncios em sites afins, blogs, redes sociais e buscadores, mensagens gráficas enviadas por SMS e WhatsAPP, landing pages e infoprodutos…. e poraí vai. Esta é a vanguarda da publicidade. Invista nesse assunto.

Posicionamento / Ranqueamento (SEO): Aparecer nos buscadores é fundamental para os negócios. Seu desenvolvedor pode lhe oferecer o serviço de SEO (Search Engine Optimization) que tornará o seu webSite bem ranqueado nos buscadores existentes. Isso requer uma série de técnicas: produção de conteúdo, tags, links em blogs e sites de terceiros, anúncios em Redes Sociais, escolha de domínios sugestivos e instalação de plugins e componentes que facilitem o trabalho dos bots – programas buscadores de links de conteúdo na internet. O resultado disso é mais acesso e mais venda, pois muito mais internautas irão encontrar seu site e os seus serviços. Uma forma de medir a eficiência deste serviço é justamente ver como seu desenvolvedor se coloca nas pesquisas do Google. Digite o serviço principal que ele oferece (Ex. Desenvolvimento de Site Florianópolis) e veja em que posição ele aparece na lista de empresas listadas pelo buscador.

.:.

Diferenciais de Qualidade

Geração de Relatórios de Acesso e Visibilidade: Boas empresas implantam códigos de rastreamento de acessos dento do sistema do site e permitem que as ferramentas de busca do Google forneçam informações precisas sobre o acesso ao conteúdo do seu Site. Na hora do fechamento do contrato combine com a contratante de encaminhar a você um relatório mensal de acesso para que você tenha como mensurar como anda o acesso ao seu domínio, de onde vem os acessos e quanto tempo costumam ficar em seu site. Contadores são coisa do passado. Caso você venda publicidade de terceiros em seu site seus parceiros e fornecedores vão querer seus relatórios de acesso do Google para ter uma noção mais precisa do custo-benefício desta iniciativa.

Marketing Digital: Posicionamento e Publicidade: Este serviço é a estrela do momento. São bilhões de domínios na internet cheios de propostas e atrativos. Como você fará para sobressair-se dentre tantos? Como vai desenvolver campanhas eficientes com tanto SPAM sendo enviado para as caixas de e-mails.

O sucesso do seu negócio e o retorno de todo o seu investimento está aqui. Um site é como um esqueleto que abriga o seu conteúdo do mundo exterior da internet. Você precisa estar onde seu cliente costuma estar. Seu site é como uma isca e precisa ser arremessado no meio dos cardumes de internautas.

Uma analogia engraçada mas a analogia é muito parecida com o efeito na realidade. Quando seu site estiver pronto você poderá lançar links e anúncios em locais muito visitados e tentar atrair prospects internautas para dentro de sua área de controle e venda. Muitos desenvolvem conteúdo de qualidade,  além da estrutura do site, a fim de atrair a atenção de todos e manter a frequência dos acessos.

Hoje a qualidade do conteúdo multimídia oferecido é fundamental para manter o nível de vendas elevado. Ex. Você oferece vídeo-aulas e vende produtos, serviços, livros, etc,… uma estratégia de marketing digital de mais de uma etapa.

Marketing de Afiliados: O seu desenvolvedor pode lhe oferecer um programa de Afiliados. Este é um verdadeiros diferencial publicitário. O Marketing de Afiliados permite que você esteja presente em muitos sites (através de logos de direcionamento de acesso) ou caso você tenha um site com uma boa quantidade de acesso pode ganhar crédito ou dinheiro do seu desenvolvedor por publicar a sua marca. É um serviço que pode lhe trazer lucros extras. Mas lembre-se tudo vai depender do volume de acesso em seu site para se tornar algo interessante. 

Posso dizer que este é o mais completo e importante artigo que já produzi porque ele esclarece os pontos mais relevantes da Contratação e Desenvolvimento de um Projeto de Software, porém, considerando o lado do cliente contratante do serviço. Um fato muito marcante para mim é não encontrar artigos desta natureza. Isso demonstra a forma secundária com que muitas empresas tratam a satisfação dos seus clientes. 

Acredito que se você leu este artigo até o fim, foi capaz de assimilar e sentir como é importante estabelecer uma relação REAL de confiança com os profissionais que desenvolverão o seu projeto. Espero ter lhe ajudado, esclarecendo melhor os cuidados que exigirão sua atenção neste domínio de conhecimento.

.:.


Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X