Dicas para o Desenvolvimento de um Projeto

 Dicas para o Desenvolvimento de um Projeto
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


A venda de um produto comum é simples:

  • o produto é entregue
  • o cliente paga

Se não houver problemas quanto ao funcionamento do produto ou quanto a manutenção do mesmo durante um determinado tempo de garantia tudo acaba poraí.

Quando se vende um “Sistema Web”, uma sistema que tende a crescer seu conteúdo (base de dados)  e sua modularidade durante sua utilização, você vende um artefato de software que cada vez mais interage com pessoas e com inúmeros outros sistemas.

Evidente que nem todas as variáveis envolvidas neste novo universo que se forma durante a utilização deste produto não estão livres de falhas de funcionamento. Nem mesmo os sistemas mais antigos e bem testado estão livres da interatividade criativa do usuário e do choque com as novas tecnologias que vão naturalmente surgindo. 

Gosto de imaginar um sistema como uma eterna “promessa” de bom funcionamento. Funcionar bem é fazer o que o sistema foi projetado para fazer, apresentar os resultados esperados.

Após alguns meses, admissões e demissões de pessoal nas empresas, contratante e contratada, esse entendimento do que é “funcionar bem” fica cada vez mais impreciso de mensurar. Aí estão as maiores dificuldades no desenvolvimento de aplicações web, pois ao longo do tempo qualquer sistema demanda atualização de seus recursos para que continue cumprindo eficientemente todas as novas necessidades das empresas.

Esta é uma queixa frequente dos contratantes de aplicações. É muito importante implementar soluções que realmente cumpram com os requisitos necessários para a empresa por um prazo considerável de tempo. Trata-se de uma correta previsão de dimensionamento de operacionalidade deste aplicativo. Acertar detalhes de projeto a este ponto é quase uma utopia. Somente a experiência de quem implementa e de que conhece o domínio do segmento a ser modelado em parceria poderão ter sucesso neste quesito.

Então, como garantir que a vida útil de um sistema será rentável e reutilizável mesmo que venha a cair nas mãos de uma outra empresa responsável?

Isso é possível seguindo um conjunto de normas de projeto importantes:

  • padronização de tarefas
  • Documentação
  • Utilização de linguagens e versões com elevada compatibilidade e amplamente difundidas no mercado
  • manter o nível de complexidade de desenvolvimento dos requisitos, utilizando soluções padrões para determinadas finalidades
  • buscar a maior usabilidade possível na construção de interfaces

Algumas outras dicas também são de grande utilidade para se construir uma aplicação de qualidade: 

1. Consolidar Informações: Documentos em diferentes formatos, sejam emails, tabelas, documentos impressos, podem dificultar o projeto. É muito importante que a passagem contemple uma Proposta/Contrato, aceito pelo cliente. Deverão estar explicitados desde questão objetivas quando as subjetivas, como o que o cliente pretende alcançar, quais as limitações tecnológicas, etc. 

2. Análise de Requisitos: Para que seja possível “fazer um preço” de venda, costuma-se estimar a quantidade de requisitos e o número de horas necessárias para desenvolvê-los. Isso balizará a passagem de prazos e valores.

3. Definição da escolha da tecnologia mais adequada: As ferramentas estão sempre se atualizando e os métodos de produção também. Deixar que a equipe avalie quais as melhores soluções traz motivação e novidades ao processo produtivo e consequentemente aprimora o resultado final. 

4. Escolha da data de entrega do projeto participativa e empenhativa: Essa data deverá ser compatível com a capacidade de produção da empresa e da equipe como um todo, evitando perda de prazos ou previsões enganosas na conclusão do projeto, degastando o relacionamento com o cliente. 

5. Eleger um Stakeholer capacitados: É fundamental contar com a presença de um gerente de projeto de ambas as partes para que não haja falha de comunicação ou divergência futuras quanto aos requisitos encomendados. É muito comum acontecer divergência de interesses quanto ao funcionamento do sistema a ponto de no andamento do projeto ocorrerem desentendimentos internos a ponto de comprometer todo o projeto. É de grande importância a documentação dos requisitos solicitados e da firma de um responsável por parte da empresa que tenha conhecimento e poder de decisão suficientes para garantir o correto desenvolvimento do projeto.

Um projeto profissional é a soma da execução correta de cada etapa que antecede o resultado final. Essa é a chave do sucesso de um Projeto bem executado. 

 .:.

botao_orcamento


 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X