Comentaremos brevemente sobre o histórico de utilização desta tecnologia pelos exércitos, porém, abordaremos neste artigo a utilização de drones para fins comerciais, apresentando alguns modelos disponíveis no mercado.

O Phantom, é um pequeno quadcóptero criado para uso com uma câmera GoPro. As luzes LED abaixo de cada hélice ajudam a orientar quem está controlando o drone – as duas luzes verdes indicam a parte frontal, enquanto as vermelhas indicam a traseira do veículo. Outro LED redondo na lateral dá informações gerais sobre o funcionamento do aparelho – quando ele consegue detectar a posição via GPS, quando a bateria está acabando.

.:.



.:. 

Onde está o perigo?

Não é difícil encontrar alguém que relacione drones a naves perigosas, algo relacionado a armas e militares. Os veículos não-tripulados ganharam destaque após denúncias de que o governo dos Estados Unidos havia matado civis com o uso de drones enquanto caçava terroristas. No fim de maio, após críticas pelo uso dos drones. Obama disse que criaria uma restrição ao uso deles.

.:.

.:.

O desenvolvimento de drones para uso militar não é recente. Na verdade, os veículos usados pelo governo Obama são frutos de pesquisas de mais de 15 anos, muito antes do atual presidente dos Estados Unidos ser eleito.

Com um preço estimado de US$ 6 milhões, o drone foi produto de mais de 15 anos de pesquisa e desenvolvimento, começando com um projeto sombrio chamado DarkStar supervisionado pela Lockheed Martin. O primeiro teste de voo do DarkStar foi feito em 1996, mas após quedas e outras falhas, a Lockheed anunciou que o programa tinha sido cancelado. De acordo com especialistas militares, foi apenas uma desculpa conveniente para “ir para o escuro”, o que significa que o desenvolvimento do DarkStar ocorreria em segredo.

O uso de drones em guerra rapidamente mudou a situação e colocou os Estados Unidos em ampla vantagem. Não apenas pela possibilidade de um drone matar alguém no chão. Na terra, um líder de esquadrão pode receber informações sobre o campo de batalha que são coletadas por drones – eles sobrevoam o lugar e mandam as informações sobre quem e o que está por perto.

 

E quais são as utilizações para uso civil ?

O uso particular dos drones mesmo é algo bastante discutido. Eles podem ser usados apenas para gravar imagens de determinados eventos ou então para segurança pública, ou monitoramento de propriedades particulares. A utilização para entregas de mercadorias ainda passa por aprovação do governo brasileiro.

Os drones ainda causam algum estranhamento mas seu uso é cada vez mais comum. Existem muitos drones civis voando no Brasil sem nenhum tipo de regulamentação. E não são pequenas aeronaves, são veículos maiores e com outros fins.

Não faz muito tempo que a empresa XMobots recebeu o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da Anac, autorizando o drone Nauru 500 a voar no céu brasileiro – é o primeiro drone civil a conseguir tal certificação.

A cada dia, mais veículos não-tripulados conquistam o céu do Brasil. São drones de todos os tamanhos que voarão pelo céu do país. Da próxima vez que você olhar para o céu e encontrar luzes estranhas, não pense que são OVNIs: é bem mais provável que seja apenas mais um drone sobrevoando as ruas das nossas cidades.

.:.
FILMAGENS AÉREAS

Exitem no mercado diversas opções desses Drones, antes utilizados apenas por departamento de defesa e também de pesquisas, eles eram grandes, caros, e tão pouco eram fáceis de se pilotar pois exigia noção de aeronáutica avançada bem como a utilização de tecnologia extremamente complexa, diferente do estado atual onde existem modelos de fácil utilização, tão fácil que parece brincadeira de criança e que de brincadeira não tem nada.

Devido ao baixo custo de manutenção e a praticidade de possuir um equipamento que pesa pouco mais de 2 quilos e alcança uma altura media de 300 metros e distância superior a 200 metros de raio de alcance, hoje a captação de imagens aéreas se tornou um excelente negócio que se aplica em diversas situações que vão de fotos de grandes áreas, eventos esportivos e ate mesmo grandes eventos em locais abertos com qualidade e controle que antes só era possível com grandes aeronaves, acarretando um custo enorme.

Os drones têm ganhado a concorrência com os helicópteros utilizados há anos para fazerem imagens aéreas. Eles estão na frente por suas possibilidades de estar em diversos locais que o helicóptero não conseguiria. Além disso, o aluguel do equipamento é bem mais acessível e oferece imagens mais próximas do solo, com qualidade impecável, pois possui tecnologia que evita o trepidar da câmera. Veja a lista de vantagens na imagem comparativa abaixo:

.:.

.:.

Fique ligado nos serviços de tele entrega. esta é uma área que só tem a crescer quando a ANAC liberar o uso desta tecnologia para utilização empresarial neste setor.


 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X