O segredo do mailing de sucesso

 O segredo do mailing de sucesso
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O sucesso de uma campanha por e-mail começa na captação dos seus e-mails. A maneira correta de adquirir e-mails para a sua campanha é utilizando as técnicas do Marketing Chamado Inbound. Esse tipo de estratégia incentiva internautas interessados em conteúdos de qualidade a cadastrarem-se em sua lista de e-mails para continuar recebendo melhores conteúdos. A partir de então, procura-se desenvolver maior interatividade possível com este público a fim de incentivar a criação de confiança e maior motivação para possíveis vendas. De outra forma, sem o consentimento dos Internautas, suas campanhas trarão péssimos resultados e ainda depreciarão a sua marca.

Conheça algumas preocupações necessárias para obter bons resultados em campanhas de marketing: 

 

 

1. Construa sua lista de prospects interessados.

Seus resultados serão muito mais expressivos trabalhando com pessoas às quais autorizaram o recebimento de conteúdo publicitário ou informativo e estão propensas ao consumo do seu produto. Prefira utilizar para as suas campanhas e-mails adquiridos através da estratégia de Inbound Marketing.

A melhor base de e-mails é construída com cadastros de pessoas que já conhecem sua empresa, produto ou que estão interessadas no seu produto.

Em hipótese alguma compre listas de e-mails, pois, no momento que seu destinatário recebê-lo, as chances  do servidor identificar que trata-se de spam são muito maiores. Isto prejudicará sua marca e seus envios posteriores, já que com um número elevado de servidores identificando seu domínio (@suaempresa) como spam, haverá grandes chances dele ficar prejudicado, dificultando até envios habituais para clientes e colegas.

Você pode construir uma base de qualidade de várias maneiras, entre elas:

– E-mails recebidos pelo “Fale Conosco”

– E-mails obtidos pela área de registro de clientes do seu site

– Desenvolver conteúdo relevante para download mediante cadastro (Ex.: e-book, etc)

– Feed/RSS do seu blog corporativo 

 

2. Segmentação estratégica

Construída a sua base de e-mails, você deve segmentá-la. Ou seja, separar cadastros em grupos por afinidade para depois fazer o disparo de uma campanha de e-mail marketing com maior precisão e relevância.

 

3. Analise dados e mensure resultados

Cada disparo de campanha realizado é uma oportunidade para você conhecer melhor cada grupo. Para isto, analise o que os números de cada métrica lhe dirá sobre determinado grupo. Veja algumas das métricas onde você pode observar se está tendo sucesso ou deve fazer melhorias.

– Taxa de abertura de emails

A taxa de abertura (total enviado com sucesso sobre total aberto) é a porcentagem de pessoas que abriram seu email, ou seja, que ao visualizar o seu e-mail em sua caixa de entrada, clicaram para ver o conteúdo. Podemos dizer que isto demonstra um certo interesse em seu produto ou marca, mas não é uma regra.

Exemplo: Enviou para 2.000 pessoas – 1.800 foram enviados com sucesso, destes 180 abriram o e-mail -> 180/1.800 = Taxa de abertura de 10%

Dicas: Uma boa taxa de abertura pode estar diretamente relacionada ao campo de “assunto” do e-mail. Quanto mais atraente for a linguagem do assunto, melhor será este indicador. Trabalhe este campo com uma chamada breve que identifique ao destinatário do que se trata e, mais importante, que o conteúdo diz respeito ao que ele procura.

– Taxa de cliques

O nome da métrica já denuncia seu contexto.  Após o cliente abrir o e-mail recebido ele rapidamente observará o corpo do email e, se houver interesse, clicará. Este é o momento de cativar o cliente com informações rápidas e elementos que o convidem para o clique, os chamados call-to-actions (chamadas para a ação) que são botões ou frases que chamam seu cliente à conversão.

Para atrair mais cliques, primeiramente você deve conseguir cativar seu cliente com algo que lhe interesse (por isto a segmentação). O segundo passo é chamá-lo para conversão, atraindo-o para um “Veja mais sobre esta promoção”, por exemplo.

Exemplo: Enviou para 2.000 pessoas – 1.800 foram enviados com sucesso, destes 180 abriram o e-mail e 20 clicaram -> 20/1.800 = Taxa de abertura de 1,1%

– Taxa de cliques sobre abertura

Exemplo: Enviou para 2.000 pessoas – 1.800 foram enviados com sucesso, destes 180 abriram o e-mail e 20 clicaram -> 20/180 = Taxa de abertura de 11,1%

– Taxa de cliques na visualização alternativa

Diz respeito aos clientes que têm interesse em saber mais sobre o que o assunto lhes disse, mas por um motivo ou outro não conseguiu visualizar seu email. Isto pode ocorrer por seu email marketing ser composto somente de imagens. Se este indicador for alto demais, verifique se as imagens do email foram hospedadas corretamente na internet ou, se não for este o problema, tente fazer uma versão contendo texto puro (não o texto contido na imagem).

– Motivo de descadastro e Rejeição

As boas práticas de e-mail marketing pedem que seu e-mail seja recebido com uma opção de descadastramento (opt-out). Observe os motivos de descadastro para regular a periodicidade de envio e ajustar seu conteúdo para que seja mais relevante ao seu destinatário. A quantidade de descadastro deverá ser baixa se a qualidade da base de e-mails for alta e se sua segmentação for eficiente em relação ao envio feito.

As rejeições são os destinatários que não receberam o seu e-mail por motivos como: usuário inválido (quando o e-mail cadastrado está incorreto), domínio inválido (quando o domínio está incorreto – ex.: email@gmai.co), caixa de entrada cheia ou outros. 

 

 

4. Faça reenvios com sabedoria 

Após disparado um email marketing você analisará seus dados e observará que seus resultados aparecerão até no máximo 48 horas após o envio. Passado este momento você poderá preparar novos disparos focando dois grupos: os que não abriram e os que não clicaram.

Para o grupo “não abriram”, trabalhe um novo assunto que seja mais atraente. A mensagem pode ser a mesma, afinal ele não abriu.

Já para o grupo “não clicaram” tenha uma nova estratégia de assunto e de mensagem. O campo “assunto” não deverá ser o mesmo para que possas despertar novamente a atenção do seu cliente. Busque um assunto que faça com que o cliente sinta que a mensagem foi feita para ele, ou seja, para quem teve interesse mas não teve o resultado que esperava ao ver o conteúdo do e-mail.

Quanto a mensagem/conteúdo para este grupo, trabalhe novas informações. Por exemplo: se você deu destaque à localização no e-mail anterior e usou a fachada como imagem principal, tente desta vez dar mais destaque a novos argumentos. É uma estratégia de erro e acerto que aprimorará seu conhecimento sobre o interesse de cada grupo e nicho.

Antes de cada disparo sempre tenha em mente o que seu público espera de você e de seu produto. Estude-o de forma geral e à cada envio reaprenda e descubra algo novo sobre o grupo em questão. 


 

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