Segurança de Sistema
O que se tem de mais valioso é a informação
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br 


Quando o assunto e segurança em Informática (Segurança de Dados, Sistema Web, acesso aos dados de celulares, desktops, notebooks), determinadas tarefas passam a ser o foco das atenções: Prestamos serviço em:

  • Configuração de Roteadores
  • Configuração de Firewalls
  • Instalação sistemas de monitoramento de rede
  • Criptografia de E-mails e documentos
  • Sistemas operacionais com anti-vírus modernos e atualizados (contra malwares, vírus…)
  • Programas para criptografia de dados para laptops e desktops. 

Não existe um sistema completamente seguro. Mesmo os computadores desconectados da Internet podem sofrer ataque de vírus através de pendrivers e discos externos.

.:.
Como fazer para evitar invasão por vírus ?

A maioria dos problemas de invasão são devido a falhas de segurança nos sistemas ou má conduta de seus usuários. É claro que nunca há segurança total, mas a peça mais frágil da segurança de dados e de acesso sempre acaba sendo o fator humano. Condutas erradas que acabam por permitir a fragilidade dos sistemas.

Monitoramento de Rede: Com um monitoramento de uma rede corporativa a distância é possível evitar qualquer ação suspeita. A inteligência artificial vem se aperfeiçoando muito nessa área, permitindo colher dados comportamentais do usuário e verificar padrões de acesso e interatividade que permitem rastrear com mais eficácia logins mau intencionados. O monitoramento automático (inteligência artificial) avisa o gerente da rede caso alguma solicitação de acesso não autorizada ou padrão anormal ocorra. Este, por sua vez investigará as causas da ocorrência e tomará as devidas providências.

Instrução dos usuários: A ação mais efetiva tomada por um gestor de redes é a padronização do comportamento do usuário, fazendo-o respeitar as normas mais básicas de segurança. Dentre estas normas estão:

  • Evitar instalar aplicações sem autorização ou acompanhamento
  • Evitar uso de dispositivos como pendrives e hds externos
  • Evitar acessar páginas em sites suspeitos
  • Evitar abrir e-mails de desconhecidos ou com conteúdos suspeitos
  • Buscar organização dos seus arquivos, trabalhando utilizando sempre os mesmos diretórios do computador pessoal

Como os serviços dos gerentes de rede são muito caros, costuma-se utilizar sistemas de detecção de acessos ou ataques automatizados. São eles que acionam os gestores de rede quando uma ameaça tem maior poder de ataque. Por isso, é preciso instalar aplicativos que monitorem o fluxo de dados na rede, detectando eventos suspeitos, e, caso seja necessário, acionando p serviço especializado.

É preciso saber que em uma rede corporativa empresarial, apesar do uso pessoal dos computadores dos membros, funcionários, parceiros ou associados, sempre haverá um grau de invasão de privacidade admissível em nome da segurança dos dados da empresa.

A automatização do monitoramento da segurança de redes é um fato. Os principais aplicativos utilizados para este monitoramento são:

 

Procure saber mais sobre os aplicativos e técnicas de “inteligência artificial” que permitem tal evolução. 


Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X