Presença Digital
Uma Estratégia de Negócios Necessária
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


.:.

.:.

Como anda a sua Presença Digital ? Você pelo menos sabe o que é isso?

Estudos demonstram que as mídias tradicionais, tais como: TV, rádio, jornal e revista, estão perdendo o poder de persuasão junto ao público. As pessoas confiam mais no que leem em blogs e redes sociais e estão desenvolvendo confiança nos resultados de busca do Google.

Segundo o CEO e autor do best-seller HOW: Why HOW We Do Anything Means Everything, Dov Seidman: “Em um mundo conectado vencem os indivíduos e organizações que estabelecem conexões mais fortes”.

A “Presença Digital” é o conjunto de atividades chave (estratégicas), propriedades e ações de marketing que uma empresa pode executar no meio digital

Para a efetivação de uma “Presença Digital” podemos enumerar diversas tecnologias e plataformas que permitem implementar esta presença estratégica na Internet:

  • Páginas digitaissites, websites, hotsites, portais, blogs, perfis;
  • E-mail – e-mail marketing;
  • Tecnologias mobilesites mobile RFID, SMS/MMS, Bluetooth;
  • Plataformas digitais de redes sociais – Facebook, Youtube, RSS Feeds, Twitter, Digg, entre outros;
  • Plataformas digitais de busca – Google, Yahoo, Bing, entre outros;

Geralmente existe uma grande confusão entre plataformas e tecnologias com estratégias. O Twitter, por exemplo, é uma plataforma utilizada para o desenvolvimento de uma rede social. A forma como o Twitter é utilizado é que determina as estratégias e o tipo de rede social que se forma.

As estratégias de marketing digital para concretizar esta presença “digital” podem combinar os mais diversos tipos de plataformas/tecnologias. Assim, as estratégias de presença digital podem combinar site + Blog + Twitter + páginas + Redes Sociais + WebRádio + WebTV… Uma estratégia de marketing digital pode combinar SMM (Social Media Marketing) com mobile Marketing (SMS e busca mobile), por exemplo.

.:.

.:.
Os Quatro Pilares da Presença Digital

Entendendo o conceito e funcionalidade da Mídia Própria (mídia criada), Mídia Paga (mídia processada e veiculada), Mídia Espontânea (mídia feedback de consumidores), Capital Social (dados e contextos intangíveis), Capital Intelectual (toda informação transformada em conhecimento e valor) teremos como construir uma base para a implantação e gestão dos 4 Pilares de Presença Digital:

Posicionamento: É a forma como um profissional, empresa, marca, produto ou serviço se coloca diante do mercado. É o oposto da Imagem. É como o mercado enxerga a marca. Estes conceitos normalmente são definidos no planejamento estratégico de marketing.

Conteúdo: Para se destacar na rede, é necessário produzir conteúdo de qualidade e relevância para seu público alvo. Também precisa ser compartilhado de maneira eficiente para que o público seja impactado.

Relacionamento: O conteúdo relevante e de qualidade lhe confere autoridade potencializa a sua popularidade e influência junto ao mercado. O conteúdo é a mola propulsora que gera relacionamento e engajamento nos canais digitais.

Monitoramento: Utilizar estatísticas é a forma mais eficiente de acompanhar os resultados de todo este esforço. Todos os canais da web fornecem dados estatísticos de alta precisão que podem ser utilizados para monitorar as ações e interações do público no ambiente digital. Vamos chamar esta tarefa de webAnalytics. Com estas informações é possível compreender o comportamento e o grau de interesse dos visitantes. São dados úteis para a tomada de decisão nas ações prospecção de mercado.

Gerenciar a presença digital parece simples, mas exige a compreensão de disciplinas inter-relacionadas:

  • estratégia
  • estatística
  • marketing
  • programação
  • comunicação.

Com estes recursos é possível potencializar sua reputação nos ambientes digitais, tornando-se uma referência no assunto.

.:.

.:.

Agora você sabe o que é Presença Digital ?

Possuir presença digital é interagir na Internet, com conteúdo relevante e bom relacionamento. Cultivar o seu público e estar atento às suas necessidades de informação e experiências de qualidade.
.:.

.:.
A Presença Digital para Profissionais

Um profissional que deseja valorizar a sua marca ou nome num ambiente de colaboração digital tem que abrir mão de um modelo fechado de divulgação para um modelo de construção de imagem num ambiente interativo para a viralização da informação. É preciso falar diretamente com seu público sem intermediários.

Esta mudança exige ações operacionais para viabilizar estas ações e o planejamento de sua presença digital. 

Novas estratégias aliam negócios com visão inovadora e tendências digitais construindo um cenário muito mais consistente e eficaz para sua atuação profissional.

Todo e qualquer profissional, independente de carreira, pode desenvolver uma presença digital, mesmo empregado é possível desenvolver uma carreira paralela ao seu trabalho.

.:.
Presença Digital Estratégica

Um presença digital estratégica é estar presente onde o seu público se faz mais presente e interativo. Veja algumas áreas e tecnologias as quais você deve se preocupar em sondar a presença e hábitos de consumo dos seus prospect na figura abaixo. Procure estar presente e fazer o melhor uso possível delas.
.:.

.:.
Veja também o artigo A Internet das Coisas

Espero que tenha apreciado o conteúdo!
.:.

botao_orcamento


 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X