Você tem um website e não consegue mais acessá-lo? Em vez de abrir a página principal, aparece uma tela branca ou várias mensagens de erro? Um amigo seu ou cliente liga ou manda uma mensagem dizendo que anti-vírus do computador dele acusa presença de vírus toda vez que acessa o seu site? O SEU SITE FOI HACKEADO!
.
Você faz uma pesquisa e descobre que seu domínio já se encontra numa “BlackList”. E pra fechar, o suporte do seu servidor compartilhado de hospedagem não ajuda nesse tipo de problema envolvendo o sistema do seu site. Eles simplesmente resolveram tirar completamente o site do ar até que se descubra qual o problema que ele está gerando aos demais clientes.
Independente da tecnologia que você utilizou para criar o seu website, os malwares, cavalos de tróia, backdoors, ataques de DOS e injeção de scripts são problemas muito mais comuns do que se imagina. Os sites são atacados a todo momento. A maioria das pessoas não tem esta noção. Sites feitos com WordPress, por exemplo, acabam sendo os maiores alvos, devido ao número crescente de sistemas desta natureza instalados nos servidores.
.
Agora imagine um empreendedor que dependa do seu site para gerar receita para a sua empresa e está em plena Campanha de Marketing Digital para atrair mais clientes… de de uma hora pra outra o sistema deixa de funcionar e levanta “suspeitas quanto a segurança” junto aos clientes e prospects. Só quem já passou por isso pode descrever o tamanho da dor de cabeça. Afinal, o esforço para garantir os acessos e o posicionamento do WebSite nas primeiras páginas do Google é cada vez maior e este esforço vai todo por água abaixo.
.:. PREVENÇÃO
Se o seu site ainda está íntegro e sem infecção é possível tomar os seguintes cuidados:
Realize um backup preventivo periódico completo dos conteúdos e do banco de dados.
Use senhas fortes e instale um bom anti-vírus em seu computador.
Instale plugins e componentes que garantam maior segurança ao conteúdo.
Evite instalar códigos de sites não confiáveis e pouco conhecidos.
Restrinja o acesso administrativo do site ao mínimo de pessoas.
.
Ter o site hackeado ainda pode ser mais problemático. Acompanhe algumas das ações que um hacker pode realizar contra a sua propriedade digital:
Modificar, acrescentar e apagar informações, imagens, e-mails
Caluniar pessoas e instituições através de conteúdo inserido em seu site
Fazer apologias ao crime usando seu domínio
Direcionar o seu site para páginas pornográficas
Fazer o seu site infectar outros internautas conduzindo-os por links para bancos falsos ou para páginas com códigos maliciosos
Sequestrar conteúdos e solicitar resgate ao proprietário…. etc.
.:.
. DESINFECÇÃO
Agora se o site já está comprometido, existe meios para realizar uma desinfecção definitiva. Não basta retirar o script malicioso. É preciso reforçar a segurança para que o problema não ocorra novamente.
.
Quando o assunto é vírus em Websites (na maioria das vezes, infecção por malwares), as causas mais comuns da infecção são devidas às seguintes ações: – Uso de gerenciadores de conteúdo ou códigos antigos – Plugins ou componentes com falhas de segurança, desatualizados ou baixados de fontes suspeitas – Senhas de banco de dados ou de acesso administrativos fracas
. .:. SUGESTÃO DE ANTI-VÍRUS GRATUITO PARA DESKTOP
.
Eis as formas mais difundidas para a remoção dos arquivos infectados do seu WebSite:
Certifique-se de ter um anti-vírus confiável e atualizado em seu computador Obs.: Assegure-se quanto a qualidade do seu anti-vírus para não contaminar também o seu computador.
Faça o download do seu site para a sua máquina local. Utilize seu anti-vírus pra detectar os arquivos infectados.
Execute um “scan” em todos os arquivos do site
Caso seja identificado algum vírus, remova-o
Após certificar-se que todos os arquivos do site estão livres de vírus, faça o upload dos mesmos para a sua área de hospedagem
.:.
É um processo simples. Porém, existem casos onde o anti-vírus deleta um arquivo importante do site e ele deixa de funcionar. Tenha cuidado se o anti-vírus solicitar deleção de arquivo.
Eis as formas mais difundidas para a remoção dos arquivos infectados do seu Website:
Certifique-se de ter um anti-vírus confiável e atualizado em seu computador e faça o download do seu site para a sua máquina local. Utilize seu anti-vírus pra detectar os arquivos infectados. Obs.: Assegure-se quanto a qualidade do seu anti-vírus para não contaminar também o seu computador.
Instale plugins confiáveis compatíveis com o seu site. Caso seja site em WordPress, recomendo os plugins: Sucuri Security e Wordfence Security
Identifique os códigos maliciosos dentro dos arquivos do site (geralmente arquivos principais do tema em uso, tais como o header.php)
Remova com responsabilidade somente a parte do código referente ao vírus e mantenha em quarentena os arquivos suspeitos até uma verificação mais criteriosa.
Após certificar-se que todos os arquivos do site estão livres de vírus, faça o upload dos mesmos para a sua área de hospedagem
Caso o seu serviço de hospedagem tenha suporte para auxiliá-lo à procura de vírus, solicite à equipe de suporte técnico uma varredura do site novamente.
.:.
AJUDA ESPECIALIZADA
Caso você não consiga resolver o problema ou tenha pressa para ver o seu site em pleno funcionamento, procure um profissional qualificado para lhe ensinar ou realizar as medidas necessárias. Procure decidir-se o quanto antes, pois os resultados dos sites infectados tendem a se agravar com o passar do tempo, dificultando cada vez mais a desinfecção.
.
Caso necessite de ajuda para a verificação ou desinfecção de websites estáticos ou feitos baseados em gerenciadores de conteúdo como: WordPress, Joomla, Drupal, Magento ou qualquer outro cms, entre em contato com a nossa equipe!
Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.
Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330