Da insatisfação ao SaaS

Da insatisfação ao SaaS
SaaS: Software como serviço

Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


Antes dos anos 90 e da popularização da internet, toda empresa que precisava de um software / aplicativo específico para uma determinada função, seja controle de estoque, pagamento, emissão de nota fiscal, entre outros, ela precisava comprar um software para ser instalado em seus computadores. Esta empresa precisava também obter a licença para usar as funcionalidades deste software e devia criar servidores próprios para interligar os computadores que iriam usá-lo. Com o tempo, a insatisfação era constante:

  1. Altos custos com licenciamento para acessar e manter os recursos do software em funcionamento;
  2. Dispor de hardware necessário para suportar e executar a aplicação com agilidade suficiente;
  3. Montar um servidor próprio para interligar os computadores que fossem utilizar o software (intranet empresarial);
  4. Pagar taxas de manutenção e atualizações desde mesmo aplicativo.

O comércio começou a exigir das empresas de TI um modelo mais viável para a compra e utilização dos programas.


.:.
Tudo está na INTERNET

Com a popularização da internet no inicio da década de 90, as empresas de TI inventaram um meio de hospedar o software na NET para oferecer os serviços do aplicativo de forma online. As conexões passaram a ser mais rápidas e estáveis. Com isso, o cliente não precisaria mais gastar com computadores e acessórios robustos, com suas licenças e passaram a pagar para utilizar os serviços prestados pelo software web.

.:.
Antes do SaaS, o velho ASP

O modelo SaaS não surgiu logo de cara com a chegada da internet, primeiro veio o modelo ASP.

O ASP (Application Service Provider) consiste em oferecer o software pela internet, do mesmo modo que o SaaS (software como serviço), só que o ASP apresenta inúmeras soluções para atender a todas as demandas que um cliente possa ter. Desta forma, o software acaba ficando pesado e o cliente acaba pagando o mesmo valor que gastaria caso tivesse comprado o software para instalar em seu computador.

Com isso, o SaaS foi criado para solucionar o problema de escalabilidade que o ASP apresenta. Em vez de oferecer softwares com muitas funcionalidades específicas, o modelo SaaS trabalha com soluções universais e oferece apenas um tipo de aplicativo (que não pode ser customizado) para todos os clientes. E quando há uma mudança de funcionalidade, a atualização ocorre no aplicativo de maneira geral. Em suma, o Saas é um modelo de negócio que oferece uma solução mais genéria, porém mais rápida, eficiente e econômica.


.:.
Cloud Computing, o alicerce do SaaS

software como serviço não poderia existir se não fosse pela Cloud Computing (Computação em nuvem), uma tecnologia que oferece espaço para armazenagem de dados na rede virtual da internet. Daí o significado do nome, uma vez que o espaço de armazenagem é fisicamente variável de local para locar ou replicado a ponto de se tornar de localização imprecisa, e sim, um espaço que fica online. Isso ainda gera questões interessantes quanto a segurança desses dados e quanto a sua propriedade.

Todo software como serviço precisa de um conjunto de servidores compartilhados para oferecer ao cliente um armazém de dados que ele possa acessar de qualquer computador, bastando apenas estar conectado à internet.

Como exemplo principal deste modelo temos o Google Docs, um software como serviço que utiliza a tecnologia Cloud Computing.

.:.
O desafios do SaaS

O SaaS foi divisor de águas no mundo dos negócios, algumas empresas logo abraçaram a ideia, enquanto outras se mantiveram com o pé atrás. Afinal, que segurança a internet pode oferecer para dados sigilosos de uma empresa? Mesmo sendo um modelo viável em termos de soluções de TI, o SaaS ainda enfrenta muitos desafios no que toca a questão de confiabilidade e segurança. Aqui está o maior desafio do modelo SaaS, demonstrar ao cliente que os mecanismos de hospedagem do aplicativo oferecem toda a segurança na proteção de seus dados.

Talvez este seja o maior objetivo de um fornecedor de SaaS: provar que este modelo de negócio permite maiores ganhos e um grau de segurança suficiente para garantir o sucesso das operações comerciais dos clientes. A final, a  informação só tem algum valor se algo se fizer com ela.


 

Comente

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua São Vicente de Paula, 635 - Agronômica - Florianópolis - SC CEP 88.025-330
Com.: (48) 3209.3052 | Sup.: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h

Nenhum produto no carrinho.

X