Etapas de Projeto de um Livro

Etapas de Projeto de um Livro
Um resumo das etapas mais importantes
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


Aproveite este guia para ajudar a organização e desenvolvimento de sua obra. Produzir uma obra literária é uma das formas mais simples de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e eternizar seu trabalho,… suas opiniões, pensamentos e experiências de vida.

1. Definição dos Objetivos da Obra

O sucesso do livro depende muito desta etapa. Seus objetivos precisam estar bem definidos. Isso implicará muito no formato como ele será organizado e subdividido.

Repare que um livro é acima de tudo um projeto que precisa ser viabilizado. Para não se perder tempo e dinheiro é preciso realizar uma pesquisa de mercado, uma previsão orçamentária e perguntar-se quais suas expectativas com a publicação desta obra. Nesta primeira etapa temos como pontos mais importantes:

  • Definição dos objetivos da Obra
  • Definição do público alvo (leitores)
  • Definição do formato e características mais adequadas para este projeto servir aos seus futuros leitores
  • Previsão orçamentária e definição de tiragem inicial
  • Definição de Editora e parceiros financiadores da obra

A conclusão desta etapa ocorrerá quando puder visualizar mentalmente seu livro, seus parceiros e o tipo de retorno que aguarda com o lançamento da obra.

 

2. Definição do Conteúdo da Obra

É o conteúdo e a forma como ele é organizado que decidem o teor do seu sucesso e da valorização da obra pela crítica. O autor deve ter o compromisso de impressionar os leitores a cada página, a ponto de criar uma ansiedade contínua que os guiarão até as últimas páginas da obra.

Como pontos mais importantes temos:

  • Desenvolvimento do conteúdo e do índice do livro
  • Produção pessoal de ilustrações, pesquisa e seleção ou contratação de ilustrador que as crie
  • Revisões do conteúdo pelo autor, adequações, otimização da obra (aglutinação de textos e ilustrações necessárias)
  • Pré-definição da Capa do livro (esboços do autor)

A partir de agora sua obra pode ser repassada para o Editor Gráfico / Diagramador particular ou da Editora responsável.

Uma observação muito importante para o sucesso da obra é optar por abordagem direta dos conteúdos e buscar resumir a obra a menos de 300 páginas. Livros muito extensos remetem a um conteúdo de baixa qualidade, mal definido e organizado.

Procure contar com a opinião de amigos e alguns críticos reconhecidos para lhe permitir uma opinião quanto ao teor da obra. Seus comentários poderão ser muito pertinentes. Também poderão servir para a criação dos textos de apresentação e conteúdo da orelha esquerda.

Aproveite para definir uma biografia rápida sobre sua trajetória para compor a orelha direita do seu livro.

Procure realizar pelo menos duas revisões antes de disponibilizar o conteúdo final para a diagramação. Qualquer mudança futura será muito mais cara e complicada de ser realizada.

Não esqueça de revisar os agradecimentos, legendas, índices, bibliografia, legendas e notas de rodapé. São estes elementos que acabam contendo o maior números de erros.

3. Correção Ortográfica

A correção ortográfica costuma ser realizada pela Editora contratada ou por pessoa capaz contratada para ler e sugerir mudanças textuais e ortográficas, sugerir padrões e estilos mais adequados para as finalidades da obra. Deve ser uma pessoa capaz de interagir com o autor e de captar os objetivos da obra. Os pontos mais importantes desta etapa são:

Correção Ortográfica e semântica do texto (primar pela simplicidade de entendimento do conteúdo da obra)
Definição de padrões ortográficos e convenções textuais para o melhor entendimento do conteúdo
Obs.: Haverá uma correção ortográfica final do printer final do livro.

4. Diagramação e Editoração Gráfica

Agora o encarregado pela diagramação pode receber o conteúdo e distribuí-lo dentro do formato das páginas que foram definidos anteriormente na fase de projeto da obra. O editor gráfico escolherá fontes, estilos, padrões e cores que valorize e agreguem valor à obra. É uma das fases mais importantes. O trabalho destes profissionais materializa propriamente a versão digital da obra. Vejamos os pontos mais importantes desta etapa.

  • Diagramação do conteúdo e ilustrações
  • Elaboração de info-gráficos / tabelas
  • Pedido de registro e geração de código de barras ISBN para a Editora solicitar junto à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
  • Definição final do número de páginas
  • Escolha de todos os padrões gráficos e estilos a serem adotados. (tamanho de fonte, espaçamentos, número de páginas, distribuição de conteúdos)
  • Produção gráfica do miolo, da capa, contra-capa e orelhas (direita e esquerda)
  • Geração do primeiro printer para a correção final. (correção ortográfica final)
  • Avaliação final do autor e do Diretor da Editora responsável, caso haja uma.

5. Impressão da obra

É importante realizar vários orçamentos gráficos e procurar gráficas com qualidade reconhecida. É a gráfica a responsável pela qualidade final do livros e das cores e texturas adotadas no miolo e na capa da obra. Acabamentos de costura, verniz UV, corte e refilamento, assim como a definição da impressão são de sua responsabilidade. Por isso, boas gráficas fornecem um “printer” de conferência digital e impresso para que não haja dúvidas quanto ao pedido e que sirva de documento, caso haja discordância na qualidade do produto final.

Assinar o “printer” final fica ao encargo do Diagramador responsável pela obra, o qual conta com a aprovação final do autor.

Alguns pontos importantes desta etapa:

  • Impressão
  • Acabamento
  • Embalagem (condicionamento do produto)
  • Entrega (cuidar com custos extras de frete quanto à distribuição)
    Obs.: É muito importante receber e conferir os lotes de caixas de livros produzidos para que se tome providências, caso algum erro seja encontrado. É muito comum encontrar ainda hoje problemas de acabamento e troca de páginas ou má encadernação. Cuidado!

.:.

 

6. Lançamento, Distribuição, Publicidade e Venda

Dizem que produzir um livro e difícil, mas, vendê-lo tende a ser a etapa mais complicada. São muitos os custos para executar uma boa divulgação de uma obra. Muitas editoras cobram fortunas em comissões e porcentagens para difundir e distribuir os livros pelas livrarias do país e do mundo. Cuidado com os contratos firmados! Pode haver prejuízo, caso não tenha ciência dos perigos destes contratos. Acompanhe as possíveis formas de divulgação de sua obra:

  • Festa de Lançamento (vendas confirmadas)
  • Distribuição e venda através das Editoras
  • Publicidade e venda através de Site particular do autor na internet
  • Terceirização de Expedição dos pedidos de livros
  • Possibilidade de venda de versão digital da obra

Para um maior retorno financeiro, recomendo o desenvolvimento de um sistema web que permita comercializar os livros do autor e aumentar seu retorno de investimento assumindo as tarefas de publicidade, venda e expedição de suas obras. Está cada dia mais simples tornar-se independente de atravessadores no mercado editorial.

Publicar um livro é processo de síntese, de organização de ideias e objetivos de vida. Um livro transforma o autor e seus leitores. É a explícita materialização de um desejo maior, de dar mais sentido à existência e tornar pública a sua experiência pessoal.

Ser autor é deixar, neste mundo, a sua marca.


Logo Furtado Leite Desenvolvimentos.

Criação de Sites, Apps, Campanhas Digitais, Logotipia, Hospedagem de Sites, Gestão de Redes Sociais, Consultoria em TI, Otimização SEO para Buscadores.

Rua Felipe Schmidt, 869 - Florianópolis - SC - CEP 88.010-001
Suporte: (48) 99925.6565 | Vendas: (48) 98807.6362
Seg.-Sex.: das 8h às 18h
Posso Ajudar?