Etapas de Projeto de um Livro
Um resumo das etapas mais importantes
Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br
Aproveite este guia para ajudar a organização e desenvolvimento de sua obra. Produzir uma obra literária é uma das formas mais simples de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e eternizar seu trabalho,… suas opiniões, pensamentos e experiências de vida.
1. Definição dos Objetivos da Obra
O sucesso do livro depende muito desta etapa. Seus objetivos precisam estar bem definidos. Isso implicará muito no formato como ele será organizado e subdividido.
Repare que um livro é acima de tudo um projeto que precisa ser viabilizado. Para não se perder tempo e dinheiro é preciso realizar uma pesquisa de mercado, uma previsão orçamentária e perguntar-se quais suas expectativas com a publicação desta obra. Nesta primeira etapa temos como pontos mais importantes:
- Definição dos objetivos da Obra
- Definição do público alvo (leitores)
- Definição do formato e características mais adequadas para este projeto servir aos seus futuros leitores
- Previsão orçamentária e definição de tiragem inicial
- Definição de Editora e parceiros financiadores da obra
A conclusão desta etapa ocorrerá quando puder visualizar mentalmente seu livro, seus parceiros e o tipo de retorno que aguarda com o lançamento da obra.
2. Definição do Conteúdo da Obra
É o conteúdo e a forma como ele é organizado que decidem o teor do seu sucesso e da valorização da obra pela crítica. O autor deve ter o compromisso de impressionar os leitores a cada página, a ponto de criar uma ansiedade contínua que os guiarão até as últimas páginas da obra.
Como pontos mais importantes temos:
- Desenvolvimento do conteúdo e do índice do livro
- Produção pessoal de ilustrações, pesquisa e seleção ou contratação de ilustrador que as crie
- Revisões do conteúdo pelo autor, adequações, otimização da obra (aglutinação de textos e ilustrações necessárias)
- Pré-definição da Capa do livro (esboços do autor)
A partir de agora sua obra pode ser repassada para o Editor Gráfico / Diagramador particular ou da Editora responsável.
Uma observação muito importante para o sucesso da obra é optar por abordagem direta dos conteúdos e buscar resumir a obra a menos de 300 páginas. Livros muito extensos remetem a um conteúdo de baixa qualidade, mal definido e organizado.
Procure contar com a opinião de amigos e alguns críticos reconhecidos para lhe permitir uma opinião quanto ao teor da obra. Seus comentários poderão ser muito pertinentes. Também poderão servir para a criação dos textos de apresentação e conteúdo da orelha esquerda.
Aproveite para definir uma biografia rápida sobre sua trajetória para compor a orelha direita do seu livro.
Procure realizar pelo menos duas revisões antes de disponibilizar o conteúdo final para a diagramação. Qualquer mudança futura será muito mais cara e complicada de ser realizada.
Não esqueça de revisar os agradecimentos, legendas, índices, bibliografia, legendas e notas de rodapé. São estes elementos que acabam contendo o maior números de erros.
3. Correção Ortográfica
A correção ortográfica costuma ser realizada pela Editora contratada ou por pessoa capaz contratada para ler e sugerir mudanças textuais e ortográficas, sugerir padrões e estilos mais adequados para as finalidades da obra. Deve ser uma pessoa capaz de interagir com o autor e de captar os objetivos da obra. Os pontos mais importantes desta etapa são:
Correção Ortográfica e semântica do texto (primar pela simplicidade de entendimento do conteúdo da obra)
Definição de padrões ortográficos e convenções textuais para o melhor entendimento do conteúdo
Obs.: Haverá uma correção ortográfica final do printer final do livro.
4. Diagramação e Editoração Gráfica
Agora o encarregado pela diagramação pode receber o conteúdo e distribuí-lo dentro do formato das páginas que foram definidos anteriormente na fase de projeto da obra. O editor gráfico escolherá fontes, estilos, padrões e cores que valorize e agreguem valor à obra. É uma das fases mais importantes. O trabalho destes profissionais materializa propriamente a versão digital da obra. Vejamos os pontos mais importantes desta etapa.
- Diagramação do conteúdo e ilustrações
- Elaboração de info-gráficos / tabelas
- Pedido de registro e geração de código de barras ISBN para a Editora solicitar junto à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
- Definição final do número de páginas
- Escolha de todos os padrões gráficos e estilos a serem adotados. (tamanho de fonte, espaçamentos, número de páginas, distribuição de conteúdos)
- Produção gráfica do miolo, da capa, contra-capa e orelhas (direita e esquerda)
- Geração do primeiro printer para a correção final. (correção ortográfica final)
- Avaliação final do autor e do Diretor da Editora responsável, caso haja uma.
5. Impressão da obra
É importante realizar vários orçamentos gráficos e procurar gráficas com qualidade reconhecida. É a gráfica a responsável pela qualidade final do livros e das cores e texturas adotadas no miolo e na capa da obra. Acabamentos de costura, verniz UV, corte e refilamento, assim como a definição da impressão são de sua responsabilidade. Por isso, boas gráficas fornecem um “printer” de conferência digital e impresso para que não haja dúvidas quanto ao pedido e que sirva de documento, caso haja discordância na qualidade do produto final.
Assinar o “printer” final fica ao encargo do Diagramador responsável pela obra, o qual conta com a aprovação final do autor.
Alguns pontos importantes desta etapa:
- Impressão
- Acabamento
- Embalagem (condicionamento do produto)
- Entrega (cuidar com custos extras de frete quanto à distribuição)
Obs.: É muito importante receber e conferir os lotes de caixas de livros produzidos para que se tome providências, caso algum erro seja encontrado. É muito comum encontrar ainda hoje problemas de acabamento e troca de páginas ou má encadernação. Cuidado!
.:.
6. Lançamento, Distribuição, Publicidade e Venda
Dizem que produzir um livro e difícil, mas, vendê-lo tende a ser a etapa mais complicada. São muitos os custos para executar uma boa divulgação de uma obra. Muitas editoras cobram fortunas em comissões e porcentagens para difundir e distribuir os livros pelas livrarias do país e do mundo. Cuidado com os contratos firmados! Pode haver prejuízo, caso não tenha ciência dos perigos destes contratos. Acompanhe as possíveis formas de divulgação de sua obra:
- Festa de Lançamento (vendas confirmadas)
- Distribuição e venda através das Editoras
- Publicidade e venda através de Site particular do autor na internet
- Terceirização de Expedição dos pedidos de livros
- Possibilidade de venda de versão digital da obra
Para um maior retorno financeiro, recomendo o desenvolvimento de um sistema web que permita comercializar os livros do autor e aumentar seu retorno de investimento assumindo as tarefas de publicidade, venda e expedição de suas obras. Está cada dia mais simples tornar-se independente de atravessadores no mercado editorial.
Publicar um livro é processo de síntese, de organização de ideias e objetivos de vida. Um livro transforma o autor e seus leitores. É a explícita materialização de um desejo maior, de dar mais sentido à existência e tornar pública a sua experiência pessoal.
Ser autor é deixar, neste mundo, a sua marca.