O que é o InBound Marketing?


O Inbound Marketing ajuda a sua empresa a ser encontrada por consumidores interessados em seus produtos e serviços. Esta técnica de marketing Digital permite transformar uma infinidade de conteúdos digitais relevantes para o seu público em confiança e reputação, fatores fundamentais para a transformação de leads (internautas interessados) em consumidores.

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Construção do Tráfego

O ponto de partida de uma estratégia de sucesso de Inbound Marketing é gerar tráfego para o seu website. A maioria das empresas não possuem taxas satisfatórias de novos acessos. Esta é a etapa mais complexa, construir o tráfego do WebSite. Utilizando técnicas como o search engine optimization (SEO), e-mail marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, é possível expandir o alcance dentro do público-alvo definido.



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Conversão de Tráfego em Leads

Através de ofertas especiais, e-books, white papers, infográficos, eventos e webinários, elaboram-se conteúdos digitais pertinentes e úteis aos prospects (possíveis consumidores). Este conteúdo relevante são oferecidos em contra partida dos contatos e demais informações referentes ao perfil e comportamento de compra dos internautas. Este visitantes interessados inscritos e identificados passam a ser tratados como leads. (Lista de interessados no conteúdo digital desenvolvido e disponibilizado). É a definição do grupo construído com as estratégias do Inbound Marketing transformados em “listas quentes”…. listas de prospects com grande chance de consumo dos produtos oferecidos.

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E agora? Como converter Leads em Clientes

O maior objetivo do inbound marketing é converter leads em clientes. Para manter o seu produto / serviço / marca na cabeça dos leads selecionados enquanto eles avançam pelo funil de compras, é preciso motivá-los de forma crescente. Um típico processo de nutrição de leads. Leads nutridos resultam em compras mais volumosas e em curto prazo de tempo.

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Análise e mensuração dos resultados

A mensuração das estatísticas geradas é importante para checar se os objetivos estão sendo alcançados.É preciso mensurar a conversão de todo o processo, desde a geração do tráfego, até a conversão em vendas, identificando onde é possível otimizar recursos ou readaptar estratégias para melhorar os resultados. Caso os resultados não estejam satisfatórios é preciso verificar se não há necessidade de segmentar melhor as campanhas, e identificar em qual parte do processo está havendo perda de vendas ou desistências até que as metas sejam alcançadas. Todo o processo de Inbound Marketing alinhado com o departamento de vendas permite construir uma visão capaz de identificar falhas e otimizar recursos na obtenção de melhores resultados.

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Envolva os seus clientes!

Não há costume em acompanhar os clientes após a venda realizada. Em inbound marketing, os clientes (compradores) são os melhores engajadores (promotores) da marca, produtos ou serviços e devem continuar beneficiados para que sintam gratidão em prestar seus depoimentos e poder recomendá-lo em suas redes sociais de influência.

Estratégias para o monitoramento de interatividade:

  • Pesquisas: Feedback e pesquisas garantem que os clientes encontrem o que procuram.
  • Monitoramento de mídias sociais: Alerte para dúvidas dos clientes e procure adequar melhor seus produtos e serviços.

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Estatísticas sobre o Inbound Marketing

  • 38% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam inbound marketing
  • 24% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam apenas marketing tradicional
  • 60% das empresas que utilizam inbound marketing têm crescimento de ROI até 60%maior
  • Empresas que investem em nutrição de leads conquistam em média 50% mais vendas a um custo 47% menor
  • Custo por lead em inbound marketing é de R$ 10,00 enquanto no marketing tradicional é de R$ 19,00
  • 93% dos processos de compra começam com pesquisa online
  • 58% das empresas no Brasil praticam alguma forma de inbound marketing, como blog, mídias sociais ou e-mail marketing
  • 62% das empresas que trabalham com inbound marketing aumentam significativamente os investimentos nos anos seguintes
  • 1% das empresas reduziram investimentos em inbound marketing por causa do fracasso de campanhas
  • Leads gerados por inboud marketing conhecem mais a empresas, produtos e serviços em comparação ao marketing tradicional
  • Empresas que têm blog e postam frequentemente têm 19x mais propensão a ter crescimento de ROI.

Fonte: Pesquisa “O estado do inbound marketing no Brasil 2015”, realizada pela Hubspot

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PERGUNTAS FREQUENTES

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Quais os requisitos para que as empresa iniciem um Inbound Marketing?

É interessante que se disponha de um responsável pelo marketing da empresa, gerente ou analista disponível para interagir com os prestadores de serviço de inbound marketing. Essa pessoa será responsável por passar um feedback das ações com informações os resultados obtidos ao longo dos últimos meses. Para atingir os objetivos no prazo pré-estabelecido são fundamentais  algumas reuniões presenciais periódicas. Ferramentas como  o website da empresa, Google Analytics de gerência do tráfego de acesso, mídia e redes sociais para o melhor controle dos resultados.

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O Inbound Marketing é aconselhável para qualquer segmento comercial?

De um modo geral, o Inbound Marketing é aconselhável para empresas com alguma dessas características:

  • Vendem um produto ou serviço complexo
  • Necessitam de interação com vendedores antes da efetivação da compra
  • Precisam esclarecer detalhes importantes aos consumidores e ajudá-los a escolher o produto ou serviço mais indicado
  • Acreditam que inovação é a chave para o sucesso dos empreendimentos
  • Empresas que visam um crescimento exponencial de sua estrutura e vendas
  • Empresas que utilizam o marketing digital como diferencial de mercado para o alcance de metas de faturamento

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Meu mercado é complicado.
Como crio conteúdo para as minhas campanhas de inbound marketing?

A maior parte dos conteúdos produzidos e publicados costuma ser divulgado por uma equipe composta por membros da empresa contratada e contratante. Esta publicação e promoção de conteúdo é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de inbound marketing. Particularmente, a equipe da Furtado Leite Desenvolvimentos, possui experiência em vários segmentos de mercado. Caso queira discutir sobre possível execução de projetos de inbound marketing, solicite contato com um dos nossos consultores.

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A Dinâmica do Inbound Marketing

Inbound marketing não é simplesmente criar conteúdo para o blog e para as redes sociais. É uma metodologia que usa conteúdo inédito e educativo proporcionando uma transformação na forma de trabalhar dos departamentos de marketing e vendas. O Inbound Marketing utiliza planejamento para diminuir custos com as altas taxas de conversão de leads para aumentar o ROI (Retorno sobre os Investimentos: relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido como resultado de um investimento) e as vendas.

Ou usuários do inbound marketing comentam: “não esperava que fosse tão complexa a ação de atrair a atenção dos consumidores da internet”.

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Com qual frequência conteúdos devem ser publicados?

Não se trata apenas de quantidade. O diferencial sempre está na qualidade da informação disponibilizada e nos recursos interativos multimídia utilizados para atrair a atenção e facilitar o entendimento do público em geral. A Hubspot (empresa conceituada em consultoria para projetos de inbound marketing) recomenda publicações de novos conteúdos, pelo menos, duas vezes por semana. É importante que a estratégia de marketing releve quais os canais digitais preferenciais do seu público consumidor. Com isso, quanto mais pertinentes e frequentes forem as postagens, maiores serão as chances de atrair internautas interessados. É importante lembrar sempre que a frequência de publicação de conteúdo deve criar um hábito em seus leitores. Por isso a importância da regularidade nas publicações.

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Que tipo de conteúdo devo postar no meu blog/site?

Escolher um conteúdo único e relevante, com as principais assuntos e dúvidas que seu consumidor geralmente possui, ajuda sua empresa a se tornar referência no mercado de atuação, além de educar e tornar seu cliente potencial mais entendido das características e detalhes do seu segmento comercial. É importante publicar conteúdos pertinentes utilizando uma linguagem de fácil entendimento, citar os canais de contato disponíveis e exemplos de estudos de caso e testemunhos de pessoas que obtiveram êxito com a metodologia definida. Isso, sem dúvida, atrairá a atração de tráfego qualificado para seu site.

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Qual o ROI do Inbound Marketing?

Inbound marketing é muito mais do que converter acesso de visitantes do seu WebSite em clientes. A estratégia visa trazer autoridade para a sua marca (construir reputação) e contribuir para a retenção de clientes. Tudo isso é valioso para uma política de marketing e relacionamento com o cliente que irão garantir vendas ainda melhores a longo prazo. Estes elementos são de difícil mensuração. Porém, as empresas brasileiras vem investindo no inbound e estão detectando ROI crescentes superiores às taxas de crescimento em investimentos feitos em outras formas de mídia / publicidade. Inbound marketing é uma tendência que veio pra ficar e se aprimorar.

 

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